O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se encontrar nesta terça-feira (27) com a senadora Simone Tebet (MDB) em Brasília. O objetivo do encontro é definir o ministério que a emedebista deve ocupar no próximo governo.
De acordo com especialistas, Tebet deve aceitar a indicação de comandar o Ministério do Planejamento e Orçamento depois de uma longa negociação. O petista havia cogitado outros postos, como o ministério do Desenvolvimento Social, das Cidades ou do Meio Ambiente.
Em relação ao Meio Ambiente, Tebet sinalizou que Lula deveria conversar antes com Marina Silva (Rede). A ex-ministra deve assumir novamente a pasta.
Tebet ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições presidências deste ano, com 4,16% dos votos. Para o segundo turno, resolveu apoiar a campanha de Lula. Agora, o presidente faz questão da participação da senadora em sua equipe.
Concretizada a indicação, Tebet será a segunda representante de Mato Grosso do Sul na Esplanada dos Ministérios. Seu mandato no Senado Federal termina em fevereiro de 2023.