A bancada do Psol na Câmara dos Deputados vai protocolar, nesta segunda (2/01), uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). Na ação, os parlamentares solicitam também a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos e apreensão do passaporte do ex-presidente, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.
Os integrantes da sigla alegam que o ex-capitão atentou contra a democracia. “É preciso ressaltar, infelizmente, o histórico de disseminação de fake news, com intuito golpista, do ex-Presidente Bolsonaro: ele, desde o início da sua Presidência, vem arquitetando o atual cenário que vivemos”, diz o documento.
Na ação, consta ainda a solicitação de quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos, e apreensão do passaporte.
“Tal postura de atacar as instituições responsáveis pelo processo eleitoral somada a completa ausência de uma declaração dirigida a seus apoiadores reconhecendo sua derrota no pleito demonstram de maneira inconteste que Jair Messias Bolsonaro está deliberadamente mantendo sua base radicalizada ativa, o que culminou em diversos atos criminosos e terroristas ao redor do Brasil, configurando uma verdadeira organização criminosa contra a democracia”, acrescentam.
*Com informações da Carta Capital