Esporte

Time da Capital é acusado de incentivar turismo sexual: “Garotas aqui amam estrangeiros”

Foto: Divulgação/Facebook

O time de futebol americano Campo Grande Cowboys foi acusado de ser misógino e promover turismo sexual em mensagem de recrutamento para atletas estrangeiros. Em suposto e-mail escrito em inglês, a equipe explica a experiência de jogar no time, sobre como é viver na Capital de Mato Grosso do Sul e dizem que “garotas aqui amam estrangeiros”.

“Olá pessoal!!! Somos o Campo Grande Cowboys. Estamos no estado do Mato Grosso do Sul. Seremos a única equipe do Mato Grosso do Sul a disputar uma competição nacional. A cidade de Campo Grande é bem arborizada, com boa qualidade de vida, com atrações noturnas e diversão nos finais de semana. As garotas daqui são apaixonadas por estrangeiros, e nossa cidade é extremamente acolhedora”, diz o trecho inicial do texto.

O caso ganhou repercussão após o jornalista Danilo Lacalle, especialista em esportes americanos, divulgar em seu Twitter, na quinta-feira (5/1), o texto do recrutamento a apontar o trecho sobre as mulheres como “turismo sexual”.

“É TOTALMENTE repugnante ver que em pleno 2023 ainda vemos situações como essa. Um time oferecendo a estrangeiros, abertamente, turismo s3xu4l [sexual]. Além de Misógino, é crime. Triste para um esporte que cresce tanto quanto o futebol americano. Triste demais”, declarou Lacalle.

O repórter disse que procurou o suposto autor do e-mail, Gustavo Mandu, que informou que a diretoria do Campo Grande Cowboys iria emitir uma nota oficial. “Fomos surpreendidos por isso”, afirmou.

Em nota publicada na noite de quinta-feira, no perfil CG Cowboys no Instagram, a diretoria pede perdão e desculpas “a todas as mulheres”. Diz ainda que “o teor da mensagem, mesmo que com o sentido alterado ou perdido por tradução, é simplesmente inaceitável!”

“O desconhecimento total da diretoria sobre a captação de atletas feito através de mensagens com teor desrespeitoso, não exime ou diminui a gravidade da situação e, em razão disso, as devidas providências foram tomadas. Preliminarmente, anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma”, afirma a diretoria do time.

Ao final, o time de futebol americano afirma que vai suspender suas atividades. “Por fim, tendo em vista que a finalidade e valores educacionais, desportivos e éticos desta associação foram corrompidos, não existe motivação para a associação continuar de portas abertas.”

Confira a íntegra da nota do Campo Grande Cowboys

A associação Campo Grande Cowboys de Futebol Americano, com intuito de esclarecer o ocorrido na plataforma Europlayers vem se manifestar publicamente.

Em primeiro lugar, pedimos perdão as mulheres que compõem a comissão técnica e diretoria, que ao aceitarem o convite, jamais esperariam passar por tal situação.

Nossas desculpas também se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo.

É necessário ressaltar que o teor da mensagem, mesmo que com o sentido alterado ou perdido por tradução, é simplesmente inaceitável!

O desconhecimento total da diretoria sobre a captação de atletas feito através de mensagens com teor desrespeitoso, não exime ou diminui a gravidade da situação e, em razão disso, as devidas providências foram tomadas.

Preliminarmente, anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma.

Em conjunto a isso, uma advertência verbal/escrita foi realizada para toda a equipe que compõe o time, no sentido de alertar, informar e reforçar os valores de respeito a todos os tipos de pessoas, valorizando a cultura de respeito e não objetificação das mulheres.

Por fim, tendo em vista que a finalidade e valores educacionais, desportivos e éticos desta associação foram corrompidos, não existe motivação para a associação continuar de portas abertas.

Atenciosamente Diretoria do Campo Grande Cowboys

Deixar um comentário