Política

Riedel anuncia trocas no primeiro escalão do Governo do MS

Foto: Álvaro Rezende

O govenador Eduardo Riedel revelou, nesta sexta-feira (26), dois novos nomes que integrarão a equipe do governo em 2024. Os indicados serão alocados na Secretaria de Governo (Segov) e na Casa Civil. O anuncio foi realizado em uma coletiva de imprensa onde o mandatário também informou a saída da atual secretária de administração.

Antes de anunciar as novas personagens da máquina pública, o governador relembrou que a escolha da equipe do primeiro ano de governo aconteceu na transição de 2022-2023. E que, no ano passo, com árduo trabalho, os resultados planejados foram entregues. “Mato Grosso do Sul tem atingido níveis de indicadores, em todas as áreas socioeconômicas, extremamente positivas”. De acordo com o governador, a renda média do trabalhador do estado está entre as maiores do país e a taxa de desemprego e de pobreza está entre as menores.

“Todas as nossas ações têm sido nessa estrutura, pro bem estar da nossa população.”

Eduardo Riedel

Riedel afirmou que este ano terá uma atuação mais política e para isso contará com a colaboração do novo secretário de governo, Rodrigo Perez, em função das ações do governo. O governador destacou que Perez é empresário, não tem vivência política, e comparou à sua atuação no início do governo de Reinaldo Azambuja, em 2015, ao dizer que o atual chefe da Segov “vem com muito mais conhecimento que eu tinha naquela época porque participa diretamente das discussões da construção desse plano que foi montado em Mato Grosso do Sul”.

De acordo com Eduardo Riedel, “o Rodrigo não tem perfil político, é mais executivo. […] a Secretaria de Governo também tem esse viés executivo”. (Foto: Saul Schramm)

Rodrigo Perez entende que o seu desafio na pasta, em 2024, é enfrentar um ano eleitoral. “A gente vai ter muita ação eleitoral e, ao mesmo tempo, o governo precisa continuar andando e fazendo as suas entregas”. Ele afirma que não há ruptura administrativa, mas uma continuidade, com o objetivo de manter as diretrizes e os valores dos objetivos governamentais.

Trocas

O atual dirigente da Segov, Pedro Caravina será exonerado em 1º de fevereiro. Ele é deputado estadual eleito e voltará para a Assembleia Legislativa para cumprir o seu mandato e colaborar com o governo do estado dentro da casa, assim como na caminhada eleitoral dos municípios do MS.

João César Mattogrosso, que atuou como suplente de Caravina, assumirá o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. Ele trabalhará junto com o chefe da casa, Eduardo Rocha. Segundo o governador, o convite à Mattogrosso foi realizado para que auxiliasse o órgão nas discussões com a Assembleia Legislativa (Alems) e com os municípios.

“Já tenho minha história no legislativo municipal e estadual, assim como secretário no Executivo Estadual. Vou somar este conhecimento com o Eduardo (Rocha) para fortalecer ainda mais o Governo com os municípios e deputados”. (Foto: Álvaro Rezende)

Ana Nardes, principal nome da Secretaria de Administração (Sad), deixará o cargo mas não o governo estadual. Riedel afirma que o conhecimento, a capacidade de execução e de interlocução da secretária não pode ser prescindida. “Ela tem relação direta com mais de 47 categorias do Estado, trata do processo licitatório e patrimonial e está neste momento no processo de modernização”.

Ainda não se sabe quem ocupará o lugar de Nardes, no entanto, a previsão é de que seja anunciado até o dia 9 de fevereiro. Para esta data também devem ser definidos os secretários-adjuntos da Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Estadual de Cidadania (SEC) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

“Tenho só que agradecer ao governador pela confiança e minha saída foi uma decisão pessoal”. (Foto: Álvaro Rezende)

Texto: Maria Eduarda Metran

*Com informações da Comunicação do Governo do MS

Deixar um comentário