A partir desta sexta-feira até o próximo dia 21, empresas brasileiras preferencialmente ligadas à Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação poderão solicitar recursos do governo federal para o desenvolvimento de pesquisas que ajudem no combate à pandemia do novo coronavírus.
O edital, lançado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, disponibiliza 132 milhões de reais para projetos em três linhas de pesquisa.
80 milhões de reais vão apoiar soluções inovadoras em ventiladores pulmonares mecânicos e equipamentos de suporte à vida de pacientes acometidos pela doença; 35 milhões vão ser aplicados no desenvolvimento de testes diagnósticos e biosensores; e os 17 milhões restantes vão financiar máscaras de proteção, equipamentos e sistemas de descontaminação, desinfecção e esterilização.
O foco, segundo a Finep, é a proteção de equipes da cadeia de atendimento médico-hospitalar, a redução da dependência internacional e o desenvolvimento de equipamentos para a retomada das atividades pós-pandemia.
A empresa interessada poderá solicitar o valor mínimo de 500 mil reais e máximo de 5 milhões. A apresentação de uma contrapartida financeira é obrigatória e pode variar entre 10% e 100% do valor a ser financiado, dependendo do porte da empresa.
O Formulário de Apresentação de Proposta estará disponível a partir da sexta-feira, dia 5, no site da Finep. O resultado preliminar está previsto para o dia 1º de julho e o resultado final, no dia 31 de julho.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sac@finep.gov.br.
Mais destaques dessa edição:
– Brasil registra mais de 31 mil mortes por covid-19
– Apenas São Paulo, são quase 8 mil o número de mortos pela doença
– Estados e municípios já receberam sete bilhões de reais do governo federal para combate ao coronavírus
– Mercado de trabalho perde mais de um milhão de vagas em março e abrilzimbra