Geral

CineMato é realizada por meio de lives e apoia setor audiovisual de MS

Dezenove de junho é o Dia do Cinema Brasileiro e, para celebrar essa data, irá acontecer de 16 a 20 de junho a Semana do Cinema Brasileiro – CineMato, na perspectiva de dar visibilidade ao trabalho cinematográfico produzido em Mato Groso do Sul, uma série de bate-papos por meio de lives será realizada com quem produz cinema nos mais variados gêneros. O evento é uma realização do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineCafé, Curso de Audiovisual da UFMS e da TVE Cultura. As lives acontecem pelo Instagram da Fundação de cultura sempre às 19h.

“O cinema é a arte da reinvenção, é a crônica necessária de cada tempo, e de cada povo, assim, vivendo um período tão trágico, mas também histórico, queremos dar voz aos “cronistas”  da luz mágica, aqueles que com rigor e maestria contam histórias e constroem memórias através do cinema, feito aqui no Mato Grosso do Sul”, destaca Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.

Programação

O cinema de terror no velho oeste 

Dia 15 – Kézia Miranda conversa com Larissa Anzoategui – Produtora, editora e diretora da Astaroth, produtora independente em MS que já realizou seis curtas e  longas-metragens.

O Imaginário, o Folclore e o Cinema

Dia 16 – Julio Bezerra – Professor do curso de Audiovisual da UFMS  conversa com Andriolli Costa, jornalista, narrador e pesquisador de folclore e imaginário brasileiro.

Cinema Documentário em MS 

Dia 17 – Marinete Pinheiro – Jornalista, Cineasta/Documentarista e Coordenadora do MIS de MS conversa com Lu Bigatão, Documentarista, produtora a apresentadora do Programa Cult/TVE Cultura.

Filmes de bang-bang em Campo Grande / 100% Independent

Dia 18  – Carlos Diehl- Roteirista e Produtor Executivo na TVE Cultura  conversa com Alexandre Couto, cineasta independente que dirigiu filmes de longa- metragem em Campo Grande. 

Documentário de invenção e poesia 

Dia 19 – Marinete Pinheiro Jornalista, Cineasta e Coordenadora do MIS de MS conversa com cineasta Joel Pizzini, Cineasta, pesquisador, autor de ensaios documentários premiados internacionalmente como Caramujo-flor e 500 Almas.

FORMAÇÃO –  Roteiro e produção criativa

Dia 20 – Kézia Miranda conversa com Mariana Tesch- Mestre em Roteiro pela Northwestern University (com bolsa CAPES e Fulbright), roteirizou os curtas-metragens “NY, MG” (2017), vencedor do Festival de Curtas TNT, com estreia no canal TNT-Brasil, e “Nervo” (2019), com exibições em diversos festivais pelo Brasil. Seus trabalhos mais recentes são como roteirista das séries “Clube da Anittinha” T2 (Gloob), “Coisa Mais Linda” T2 (NETFLIX) e “Oswaldo” T2 (Cartoon Network). Atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem autoral “Amém”, e o longa-metragem “Ligações Nebulosas”, em parceria com Jean Claude-Bernardet. Faz parte da equipe de programação e produção da Rodada de Negócios do FRAPA.

Deixar um comentário