ColunasCulturaOpinião

Como sociedade evoluímos mesmo?

​Uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre, impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade. Etimologicamente, a palavra sociedade é originária de dois termos latinos: socius e societa.

​Desde a Grécia antiga Sólon (640 a.C.) que foi um estadista, legislador e poeta grego, também foiconsiderado pelos gregos como um dos sete sábios da Grécia antiga e, como poeta, compôs elegias moraisfilosóficas. Em 594 a.C., iniciou uma reforma das estruturas social, política e econômica da pólis ateniense, assim deu início ao debate de ideias em relação ao sistema de governo, que melhor se encaixa em uma sociedade organizada.

​O mundo evoluiu e por consequência a sociedade que está politicamente organizada, aliás o Estado tem como melhor definição o que o jurista Dalmo de Abreu Dallari eternizou: “Ordem jurídica soberana que tem como objetivo o bem comum de um povo situado em um determinado território”. 

​Houve na sociedade mudanças profundas e estamos vivendo um modelo organizado e evoluído, vivendo em grande parte do mundo pacificamente, objetivando esse bem comum …. Será? Não sou filósofo, apesar de apaixonado pela filosofia, porém tenho observado há muito e me pergunto, nós como sociedade evoluímos mesmo?

​Eu sou um observador diário de notícias e gosto de ler muito, jornais, revistas, sítios com informações e fazendo um filtro ultimamente, me pergunto sobre essa evolução social está mesmo acontecendo? 

​A nossa sociedade tem demonstrado que estamos bem atrasados em determinados assuntos, e são vários, racismo, tratamento das mulheres, justiça social e abandono por parte da classe política nos assuntos que realmente interessam nesse aspecto.

​O racismo, por exemplo, é inerente na sociedade e não evoluímos o suficiente para entender que é necessário ações educacionais e não apenas reprimendas, claro que a legislação dura ajuda, mas isso tem que ser no caso extremo, a educação é o melhor caminho e não só a educação das nossas crianças, mas sim uma educação para todos, jovens e adultos precisam ser mais atingidos por essas ações.

​E tem a questão cultural que precisa ser modificada nesse assunto, pois estamos falando de um tema delicado, pois essa discussão precisa ser mais profunda e com boa vontade e não através de imposições que afloram quando um fato de repercussão internacional acontece. Me preocupo com esse tema em razão da forma como tem sido discutido, pois a abordagem é sempre em tom de confronto e não em forma educativa, a imprensa sempre traz o tema de forma midiática, mas sempre mostrando o lado do embate e não a solução educativa.

​Esse caso do atleta Vinícius Jr., da Seleção Brasileira tem sido abordado sempre pelo lado diverso do que deveria, na minha opinião, a abordagem deveria buscar um lado mais educativo do que explosivo que cria um clima de guerra e pior, utiliza de forma indevida a imagem do atleta, expondo a sua figura de forma depreciativa e buscando uma vitimização desnecessária.

​Da mesma forma os casos dos atletas brasileiros condenados por abusos contra as mulheres, claro e óbvio que deve ser rigorosa as punições, mas estão tardias, a demora dos processos acaba por também tirando o foco educativo para criar uma guerra de versões bem como uma vitimização de alguma forma para todos os interessados. Também é um assunto que precisa ser tratado de forma mais educativa, cuja responsabilidade é da sociedade com um todo.

​Não consigo ver outro caminho a não ser o da educação e formação das crianças e jovens para no futuro isso venha a ser riscado do meio social, mas aqui é importante a participação da sociedade como um todo e principalmente dos pais que devem dar o exemplo para seus filhos, e também cobrar deles a postura. A educação começa em casa e não se pode justificar com a origem humilde ou classe social não privilegiada para os atos deploráveis.

​Necessitamos abordar esses temas com mais precisão e com um enfoque rígido a partir da educação, o processo pode ser lento, mas é o caminho mais seguro e certeiro, afinal o desafio de viver em sociedade é grande, e evoluir, quebrar paradigmas e conceitos arcaicos não é fácil. Alguns podem dizer que são casos isolados, mas eu contesto, pois penso que são casos que vem a tona por envolver pessoas públicas, mas no dia a dia da sociedade em geral há casos que não são de repercussão mas acontece.

​Assim a pergunta que fica, será que evoluímos mesmo? E Como estamos evoluindo? É importante busca na sociologia, que é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem, sejam eles culturais, econômicos e religiosos uma luz. Ela se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade, a sociologia busca explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano, assim talvez possamos buscarnesses conceitos um fator ou mesmo uma base para tentar solucionar esses grandes problemas ou pelo menos amenizar e evoluirmos de verdade.

Advogado, Professor Universitário, 

Pós Graduado em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior, 

Membro da Academia Maçônica

Deixar um comentário