Economia

Conta de luz pode ter aumento de até 11,36% em Mato Grosso do Sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a abertura de consultas públicas com as revisões tarifárias da Energisa em Mato Grosso do Sul. Os processos serão concluídos entre março e abril do ano que vem, e podem elevar o valor da conta de luz em até 11,36% aqui no Estado.

As contribuições à consulta pública serão recebidas entre esta quarta-feira, 14 de dezembro, e 17 de fevereiro de 2023, com audiência pública em 2 de fevereiro.

A revisão das tarifas da Energisa Mato Grosso do Sul pode levar a um aumento médio de 8,97%, sendo em média 2,77% na alta tensão, que são as indústrias, e 11,36% na baixa tensão, onde se enquadram clientes residenciais e comerciais.

O índice ainda não está fechado, uma vez que serão levados em conta outros componentes que podem exercer impacto. A partir desta quarta até 17 de fevereiro de 2023, o consumidor poderá dar sua contribuição na Consulta Pública. O acesso será disponibilizado no site da Aneel, neste link.

No dia 2 de fevereiro haverá, em Campo Grande, audiência pública presencial com intuito de colher subsídios e aprimorar a revisão. O horário e local ainda serão definidos.

O Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) vai acompanhar os demais componentes, por meio da assessoria técnica, e atuar sobre qualquer valor que possa retirar do cálculo para desonerar o consumidor.

Em suas considerações, o Conselho questionará todos os pontos que afetam o aumento, concentrando-se na avaliação da parcela de distribuição e da qualidade do serviço.

Deixar um comentário