A Delegada Bárbara Camargo Alves, lotada na Primeira Delegacia de Polícia da Capital, concluiu em julho de 2023 curso de formação na Polícia Nacional da França. O curso foi na sede da Escola Nacional Superior de Polícia (ENSP), na cidade de Saint Cyr au Mont d´Or, região metropolitana de Lyon. A escola superior é responsável pela formação inicial e continuada dos comissários de polícia franceses, que ocupam o mais alto cargo da polícia nacional daquele país.
Bárbara foi selecionada entre delegados de polícia de todo o Brasil, após ser aprovada em um concurso de provas e de títulos realizado pelo Ministério do Interior da França, com auxílio da Embaixada francesa no Brasil. Para participar da seleção, a França exige que o delegado tenha formação de nível superior, com pós-graduação lato sensu ou cinco anos de polícia, além de nível avançado de conhecimento da língua francesa comprovado por diploma de estudo no idioma francês de reconhecimento internacional.
As polícias judiciárias brasileiras puderam enviar o nome de até três candidatos que atendiam aos requisitos para concorrer à vaga. O concurso teve início de janeiro de 2022 e foi dividido em três fases: análise da documentação com comprovação dos requisitos exigidos pelo país estrangeiro, prova oral via telefone para verificar o nível de proficiência dos candidatos na língua estrangeira e prova escrita discursiva seguida de entrevista profissional, ambas realizadas na sede da Embaixada da França em Brasília.
A delegada sul-mato-grossense foi uma das três finalistas nacionais, concorrendo à vaga com um delegado de polícia de Minas Gerais e um delegado da Polícia Federal. O resultado final foi divulgado pelo Departamento de Cooperação Internacional do Ministério do Interior da França, em 5 de julho de 2022, e a delegada seguiu para a escola francesa no da 29 de agosto de 2022.
O Delegado-Geral Roberto Gurgel de Oliveira Filho, parabenizou a conquista da Delegada Bárbara Camargo Alves e sua trajetória de excelência na busca pelo conhecimento. “É um testemunho do compromisso e dedicação dos nossos profissionais de segurança pública e que serve de exemplo a todos que desejam se aperfeiçoar em suas atividades profissionais. Parabéns Dra. Bárbara o mérito é todo seu”.
O processo seletivo e rigoroso, conduzido pelo Ministério do Interior da França em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, realiza o reconhecimento internacional da competência e habilidades dos nossos policiais civis. A participação da Delegada Bárbara nesse certame reflete o alto padrão de formação e profissionalismo apresentado em nossa polícia judiciária.
O curso teve carga horária total de 1.164 horas divididas em aulas práticas e teóricas. No campo prático, a delegada recebeu treinamento de armamento e tiro e em técnicas de intervenção, defesa e prisão. No estrado teórico, foram ministradas aulas de investigação criminal, controle de ordem pública, gestão pública, liderança e inteligência policial. Durante os 11 meses de formação, a delegada Bárbara passou um mês em estágio prático nas unidades policiais do município de Nice, no sul do País, onde pôde comparar a atuação e o trabalho da polícia francesa com a rotina policial no Brasil.
“As polícias de todos os países têm obstáculos muito ligados à situação cultural e social de seu território, mas em algumas áreas, foi possível perceber desafios similares”, explicou a delegada. A Escola Nacional Superior da Polícia da França (ENSP) tem parceria com a Universidade Jean Moulin Lyon 3 e, durante o curso de formação, a delegada concluiu também o mestrado em Direito, Economia e Gestão, com ênfase em Direito Penal e Ciências Criminais – Segurança Pública. Segundo a delegada, a dissertação de mestrado possibilitou que ela fizesse uma comparação da atuação dos dois países, ressaltando as boas práticas de cada um deles.