A deputada estadual, Gleice Jane (PT), iniciou uma viagem pelo Rio Paraguai no último domingo (10) com destino ao município de Corumbá. A parlamentar reuniu-se a uma comitiva integrada por representantes da Polícia Militar Ambiental sob o intuito de ouvir as comunidades afectadas pelos incêndios e a seca prolongada que afetam o Pantanal.
As ações naturais, mas também as humanas, têm causado transtornos às comunidades ribeirinhas, que enfrentam dificuldades com propriedades e os meios de subsistência consumidos pelo fogo. Para a deputada, tais visitas podem reforçar a garantia de preservação do bioma e a proteção dos populares. “A defesa do Pantanal é uma luta de todos que acreditam na justiça social e ambiental. Convido todos a se unirem a nós para garantir um futuro sustentável para nossas comunidades e para o bioma”.
Para finalizar a viagem, Gleice Jane participará da audiência pública “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneiras”. O evento proposto pela deputada, será organizado com o apoio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALMS), e sediado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na unidade de Corumbá – Rua Pedro de Medeiros, 941, às 9h do dia 13 de novembro. A participação é gratuita e aberta ao público.
Outro evento que contará com a presença da comitiva e da deputada é o seminário “Ecoando as vozes do Pantanal na defesa dos territórios de vida e da sociobiodiversidade” organizado por movimentos sociais como Agro é Fogo, Marcha Mundial das Mulheres e Comissão Pastoral da Terra (CPT MS). Ele será realizado no dia 12 de novembro, das 8h às 17h também no IFMS.