Geral

Direto das ruas: Caminhão derruba três postes, um acerta carro que passava pela rua

Um caminhão alto enganchou nos fios da rede elétrica na rua Raul Pires Barbosa, no bairro Chácara Cachoeira e foi derrubando os postes. Três tombaram e um acabou caindo sobre um carro que transitava pela rua. Um quarto poste esta prestes a cair. Nenhuma pessoa ficou ferida, mas o susto foi grande.

Mas o que fazer quando poste ou fio energizado cai em seu carro?

O site especializado em carros, Auto Esporte aponta que a primeira coisa a ser feita é manter-se calmo. Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo André Elias, esse é o primeiro passo antes de fazer qualquer coisa. “Os cabos elétricos costumam ser pesados e podem criar um arco voltaico quando caem. Isso pode assustar a pessoa e o ideal é que ela se mantenha calma”, afirma ele.

Logo em seguida, ligue para o corpo de bombeiros pelo telefone 193. Eles entrarão em contato com a companhia elétrica local para cortar a energia e remover os passageiros com segurança.

Não saia do veículo
Em hipótese alguma saia do carro. “A carroceria pode estar eletrificada e, ao sair, os passageiros podem encostar nela e tomar um choque. Fique calmo e fique dentro do veículo”, afirma capitão André.

Nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona com o que se chama na física de gaiola de Faraday. No experimento conduzido pelo físico Michael Faraday, ele provou que a superfície de corpos eletrizados mantém o núcleo com carga nula. Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para não tomar um choque.

Não remova o cabo sozinho
Mesmo se você vir perto do carro um galho ou pedaço de madeira grande e pensou em usá-lo para afastar os fios, tire esta ideia da cabeça e ligue para os bombeiros. Nenhuma pessoa inexperiente deve tentar mexer em fios de alta tensão, mesmo com itens de material que não são bons condutores elétricos, como é o caso da madeira.

Isso porque nenhum material é totalmente isolante e os cabos carregam uma tensão de até 13 mil Volts. “Essa energia toda pode gerar um arco voltaico com a madeira e machucar quem tentar movê-lo”, afirma o capitão André.

Além disso, quem estiver fora não deve se aproximar do carro de maneira nenhuma, pois pode acontecer o mesmo com o corpo da pessoa.

Mantenha os vidros como estiverem
Se você estiver com os vidros fechados ou abertos, o ideal é não mexer neles. Isso porque o carro não é uma gaiola de Faraday perfeita e qualquer movimentação pode alterar o formato da superfície, fazendo com que o carro perca as propriedades de gaiola, além de danificar componentes elétricos.

Com informações do Auto Esporte.

Deixar um comentário