Campo Grande dá um importante passo em direção à inovação e sustentabilidade no transporte público ao iniciar os testes de um ônibus movido a GNV (Gás Natural Veicular). Resultado de uma ação conjunta entre o Governo de Mato Grosso do Sul, MSGÁS, Consórcio Guaicurus e prefeitura de Campo Grande, a iniciativa visa não apenas aumentar a eficiência do transporte, mas também reduzir significativamente as emissões de poluentes.
O teste terá duração de 60 dias e começará pela linha 082 – Aero Rancho/Shopping. A escolha do itinerário leva em consideração o trajeto contar com dois terminais de embarque e vias com menos obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.
Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto. Nesse período, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno.
“Estamos iniciando os testes com a expectativa de que consigamos reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa, além de trazer outros benefícios como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos. Essa ação faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Zero até 2030. É uma conquista de toda população”, enfatiza a CEO da MSGÁS, Cristiane Schmidt.
Já o diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira, afirma que o objetivo desse teste é buscar entregar o melhor para Campo Grande. “Estamos atentos às questões ambientais e sabemos que a transição para tecnologias mais limpas é um passo fundamental para o futuro da mobilidade urbana”, explica.
Fabricado pela sueca Scania, o ônibus modelo K 280 IB 4×2 tem capacidade para transportar 44 passageiros, incluindo pessoa com deficiência, e é equipado com ar-condicionado e câmbio automático proporcionando uma viagem mais confortável, oferecendo ainda um ambiente mais silencioso e agradável aos usuários do transporte público coletivo. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.
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