
O Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul converteu em preventiva a prisão em flagrante do motorista de carreta surpreendida por policiais civis do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), com 445 de cocaína pura, que pesadas totalizaram 483,60kg. Droga avaliada em aproximadamente R$ 60 milhões.
O motorista foi abordado no dia 08/03/2022, por volta das 15 horas, na Rodovia MS-040, Campo Grande, no âmbito da Operação “Hórus”, do Ministério da Justiça, que visa coibir crimes como tráfico de drogas, de armas e de contrabando. O resultado foi fruto de ação de natureza especializada e de repressão qualificada contra o crime organizado.
Diante da gravidade dos fatos, quantidade de droga e circunstâncias da ação, foi representado pela conversão da prisão em flagrante em preventiva do motorista. Submetido à audiência de custódia, o Poder Judiciário entendeu que o flagrante estava devidamente em ordem, homologando o procedimento realizado pelo DRACCO.
Em seguida, converteu o flagrante em preventiva sob o fundamento da gravidade concreta do crime, em especial a enorme quantidade de substância apreendida e a espécie, eis que esta possui alto poder de psicodependência e potencial lesivo à sociedade.
Dessa forma, o preso foi encaminhado à Penitenciária Estadual, onde aguardará o julgamento.
Sejusp