Mês da Mulher: Palestra aborda prevenção a riscos, defesa pessoal e estratégias de segurança

17 de março de 2026
Compartilhe:
Loading...

Tendo em vista a crescente violência urbana e a mulher como alvo vulnerável de diversas situações no dia a dia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promoveu nesta segunda-feira (16) uma palestra sobre segurança e prevenção, com foco na defesa pessoal feminina. A ação, realizada por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, foi comandada pelo instrutor e especialista em autodefesa, Vinícius Toscano, como parte das atividades em alusão ao Mês da Mulher.
Dentre os ensinamentos, Vinícius elencou que as pesquisas de criminologia indicam três principais situações observadas pelos oportunistas:

– Vulnerabilidade percebida
– Baixo risco de intervenção
– Alta oportunidade de sucesso

Esse conjunto cria oportunidades, segundo o especialista, junto aos sinais de vulnerabilidade: cabeça baixa, ombros caídos, olhar ao chão e, principalmente, ao celular, bolsa aberta e excesso de sacolas. Vinícius ainda explicou que os momentos de transição são os mais propícios aos ataques: entrando e saindo de casa ou do veículo, utilizando o celular na via pública andando ou aguardando para entrar no transporte de aplicativo ou no ônibus.

“O que precisamos ficar atentos é à redução de vulnerabilidade, sendo isso a principal estratégia de prevenção, ou seja, não andar com fone de ouvido, olhando ao celular. Também não deixar chave no carro, portão aberto à toa, exposição de objetos de valor, estacionar longe em lugar ermo com preguiça de manobrar, essas são situações que propiciam a máxima de que a oportunidade faz o ladrão”, ponderou Vinícius.

Além de evitar essas situações, o instrutor ensinou que é preciso gastar segundos ao entrar em um local para perceber as rotas de fugas, caso aconteça um imprevisto e em caso de ataque físico sempre saber quais pontos do ser humano são os mais sensíveis para conseguir se soltar e fugir pedir ajuda. “O estresse pode ser paralisante e é uma resposta fisiológica natural. Então estar ciente do que é possível fazer pode salvar sua vida”, disse Vinícius.

“Conhecimento liberta e protege”, disse Thiago Gonçalves, da Escola do Legislativo.

Nesse cenário, o aprendizado de técnicas de defesa pessoal funciona como uma ferramenta de fortalecimento e autonomia. A presidente do Sindicato dos Servidores da ALEMS (Sisalms), Evellyn Abelha, destacou a importância do aprendizado. “No mundo ideal a gente não queria precisar aprender, mas como vivemos no mundo real, em que se exige esse conhecimento, por sermos o principal alvo da violência, precisamos ter esse cuidado, seja a mulher que precisa estacionar num lugar um pouco mais distante, seja aquela mãe no momento de por um bebê na cadeirinha, ou a que espera sozinha, então foi importante e foi muito legal”, ressaltou.

Em agradecimento aos presentes, o diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, destacou que a proposta da atividade foi levar conhecimento e confiança às mulheres. “Mato Grosso do Sul, infelizmente, ainda figura entre os estados com altos índices de violência contra a mulher. Por isso, realizamos essa ação, pois acreditamos que o conhecimento liberta, e, neste caso, o conhecimento também protege”, finalizou.

 

Loading...

Notícias Destaque

Mail Icon

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

Leave A Comment