
A Polícia Militar de Campo Grande foi informada na tarde desta sexta-feira (20), sobre a presença de um artefato explosivo em uma área residencial da Capital.
De acordo com as informações, um morador teria encontrado um objeto desconhecido na calçada da Rua Santos Dumont, na Vila Planalto e acionado a polícia, que constatou se tratar de uma granada de bocal.
Segundo o soldado da PM, Samuel Chaparro, o morador é funcionário de uma lanchonete famosa no bairro e voltava do trabalho, quando encontrou a peça e contatou a polícia.
O artefato foi deixado na calçada até a chagada da equipe policial. O local foi isolado para que a equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) pudesse fazer remoção do item, respeitando todos os protocolos de segurança.
Granada de bocal
A granada de bocal é um artefato explosivo de emprego anti-pessoal e anti-carro. O lançamento da granada é feito com um fuzil 7,62 mm, que utiliza a pressão dos gases do cano para impulsionar a carga. Ela é utilizada em substituição aos morteiros leves, que tornam a maneabilidade da tropa mais difícil, já que seu peso é relativamente baixo e apenas um militar é necessário para a realização do disparo.