MS ultrapassa 40 mil matrículas em cursos de educação profissional
Mato Grosso do Sul tem, em 2025, mais de 41 mil estudantes matriculados em cursos da educação profissional. O número representa um avanço expressivo na área e foi possível com investimento superior a R$ 100 milhões. A Secretaria de Estado de Educação também antecipa a meta de ter 50% dos alunos do Ensino Médio cursando itinerários da Educação Profissional – índice que deve ser atingido ainda neste ano.
Em Dourados, o Centro Estadual de Educação Profissional Profª Evanilde Costa da Silva (CEEP) é uma das unidades que contribuem com esses resultados. O local oferece cursos gratuitos de qualificação e ensino técnico em áreas como recepção, RH, alimentação escolar, idiomas, gestão de dados e cuidados com idosos. As aulas atendem alunos do município e também dos polos de Glória de Dourados, Jateí e Ponta Porã.
A diretora Alini Lima Nolasco destaca que a formação vai além da profissionalização. “Nosso público vai desde os 14 até os 50 ou 60 anos, e para muitos esta é oportunidade de socializar novamente. Essa vivência social renova a autoestima e promove uma troca com os mais jovens, já que nossas turmas são bem mistas, com alunos das mais diversas idades.”
Ivonete Brito Lopes, aluna do curso de assistente de RH, estuda junto da filha, Brenda. “Sempre corri atrás de estudar e aprender, porque acredito que os pais são espelho para os filhos. Já tinha feito outros cursos aqui, mas com ela é a primeira vez. Estou muito feliz e animada.”
Ela começou a frequentar o local apenas como acompanhante, mas foi chamada após uma vaga surgir. “Minha vida nunca foi fácil, mas sempre fiz a minha parte. Gosto de estudar, aprender coisas novas, e estimulo meus filhos a fazerem o mesmo. Não quero que minha filha dependa de homem: quero que estude e conquiste as coisas por mérito próprio.”
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

