Obras de pavimentação mudam rotina de moradores no Nova Lima
O Bairro Nova Lima, em Campo Grande, está recebendo um amplo pacote de obras de pavimentação e drenagem, que deve contemplar todas as ruas da região. Os investimentos ultrapassam R$ 38 milhões e já começam a transformar a rotina de quem vive por lá.
Entre os beneficiados está Sebastião da Silva, 74 anos, um dos primeiros moradores do bairro. Cadeirante, ele destaca como o novo asfalto trouxe de volta a autonomia no dia a dia.
“Meu problema foi o diabetes, que atacou de forma muito agressiva. Perdi uma perna em 2023. Andava de muletas. E recentemente perdi a outra perna e isso me deixou bem abalado. Uso a cadeira de rodas, graças ao asfalto em frente de casa e chegando agora nas outras ruas, e avenidas estou conseguindo sair, ir para a farmácia, mercados e construí essa rampa em frente de casa para facilitar também”, conta.
As obras na Rua Alcebíades Barbosa, onde Sebastião mora, foram entregues há dois anos. Agora, máquinas e equipes seguem com os trabalhos das etapas C1 e D do projeto de urbanização. Ao todo, 19,1 quilômetros de vias recebem pavimentação e intervenções de drenagem, medida que deve reduzir riscos de alagamentos em áreas como a Avenida Cônsul Assaf Trad e bairros vizinhos.
O aposentado, conhecido na comunidade como “Seu Silva”, também destaca o impacto na saúde e na mobilidade. “Eu saio para tudo que é lugar aqui no bairro. Trabalhei por mais de 40 anos como barbeiro e o pessoal me chama de Seu Silva. É uma alegria ver o bairro todo sendo asfaltado porque traz mais saúde, elimina a poeira, a lama e permite que pessoas como eu, sobrevivam e tenham independência e mobilidade”, diz.
As melhorias são visíveis para outros moradores. Liliam Melo e Meire Maciel acreditam que a pavimentação valoriza o bairro e melhora a qualidade de vida: “Asfalto traz valorização do bairro, traz mais saúde porque diminui a poeira e a lama. Estamos muito felizes pela obra.”
Na etapa C1, estão sendo asfaltadas 16 ruas e avenidas, somando 12,3 quilômetros. Já a etapa D contempla 6,8 quilômetros em outras 14 vias, incluindo alargamento da Rua Lino Vilachá.
Para Pedro Domingos, morador do bairro, a mudança é evidente. “Foram anos de espera e agora estamos vendo a realidade ser mudada. Estão terminando e as ruas estão ficando ótimas. Antigamente era difícil transitar, hoje temos mais essa melhoria.”
Com a conclusão das duas frentes de trabalho, todas as vias do Nova Lima estarão asfaltadas. Além de melhorar o tráfego e valorizar os imóveis, a obra elimina barreiras urbanas que dificultavam a locomoção de cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

