
Em comemoração do Dia do Jornalista, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), homenageou o jornalista de Mato Grosso do Sul com mais prêmios, Anderson Viegas, e a assessora de comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), Waléria Leite, na Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Priscilla Sampaio”, realizada nesta segunda-feira (28).
A solenidade foi proposta pelo vereador Professor Riverton (PP), que não participou da sessão por causa de uma agenda partidária em Brasília. O presidente Papy presidiu a Sessão Solene. O objetivo da homenagem é reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais que tornam a informação mais acessível à população.
“Nosso dia a dia é de convivência com a maioria dos jornalistas que estão aqui nessa noite e temos uma relação muito próxima aqui do nosso trabalho e, em tempos difíceis, é a força da imprensa livre, séria e ética que ilumina o caminho. É o trabalho incansável de cada jornalista que mantém viva a esperança de uma sociedade mais justa, mais crítica e mais consciente”, afirmou Papy.
A jornalista Waléria Leite foi escolhida para falar em nome dos homenageados. Primeiro, ela se lembrou da partida precoce da Priscilla Sampaio, nome dado à Medalha Legislativa, que faleceu em 2015, aos 32 anos. A profissional também destacou o combate às fakes news que são produzidas por quem atua na área, mesmo sem uma formação acadêmica.
“Em nome dessa responsabilidade da formação acadêmica que norteia o meu trabalho, eu acredito que o trabalho dos meus colegas são homenageados, que reafirmo NÃO ao exercício da profissão sem diploma”, disse Waléria.
Waléria Leite tem graduação em Letras pela Universidade Católica de Campo Grande (UCDB) e Jornalismo pela UFMS. Além disso, tem pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá. Com uma carreira marcada por experiência em grandes veículos de comunicação, Waléria atuou como jornalista, apresentadora, repórter e editora de telejornais na TV Globo em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Também trabalhou na TV Record, desempenhando funções semelhantes em Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e no SBT.
Depois de comandar a comunicação de imprensa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, de 2022 a 2024, e onde destacou-se como coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Comunicação do Ministério Público Brasileiro (CNMP), Waléria passou a integrar a equipe de comunicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Com seu profissionalismo, a jornalista segue contribuindo com sua experiência e expertise no setor de comunicação pública.
O outro homenageado, Anderson Cardoso Viegas, ou simplesmente Anderson Viegas, como assina, tem 47 anos e é um jornalista multiplataforma. Formado pela UFMS, trabalhou em jornal impresso, rádio, televisão e internet, além de atuar também na assessoria de comunicação no Sebrae/MS e no Governo do Estado. Também passou por veículos como a Revista Leia, jornal Folha do Povo e os portais Canal da Cana e G1 MS, onde foi editor-chefe por 5 anos.
A experiência profissional lhe garantiu 35 conquistas na área de jornalismo, entre prêmios e menções honrosas, em âmbito estadual e nacional. Entre eles, cinco edições do Prêmio Sebrae/MS, cinco do Águas Guariroba, um Máster do MS Industrial (Fiems) e alguns nacionais, como o Massey Ferguson e Embrapa. É o jornalista mais premiado da história em Mato Grosso do Sul, segundo o ranking do Portal dos Jornalistas 2024. Como escritor, foi coautor do livro Eldorado Brasil, que retrata a história da companhia de celulose em Três Lagoas, e um pool de jornalistas, o livro que retrata os 15 anos da Biosul e os 48 do setor sucroenergético em MS. Atualmente, trabalha em outra obra que aborda o desenvolvimento da celulose no estado.
Além disso, cursa mestrado em Agronegócios na UFGD, em Dourados. Atualmente, dirige a agência A2L Comunicação e trabalha na implantação do mais novo portal de notícias do estado, o Made in MS, que é voltado para o setor produtivo e o cotidiano do estado.
Participaram da Sessão Solene Petrucio Sampaio, pai da homenageada, Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, Major Maria Beatriz Mendonça Malta, representando o comandante da Base Aérea Coronel Aviador Nilton de Abreu Fonseca Filho, o secretário Municipal de Indústria e Comércio de Ribas do Rio Pardo, Rafael Domingos, chefe de comunicação da Semade, Mayara Sá, presidente do Hospital São Julião, Carlos Augusto Melke, do assessora parlamentar do senador Nelson Trad Filho, Neiba Ota, Lili Dayane Ricalde, presidente da Associação de Mães Atípicas de MS.
Homenageada
A Medalha entregue na Sessão Solene leva o nome da jornalista Priscilla Sampaio, que durante sete anos trabalhou na TV Morena, onde foi produtora, repórter e apresentadora. Ela também era cantora de um grupo musical e integrava a Igreja Batista, cantando em vários casamentos. Priscilla faleceu em 2015, aos 32 anos.