

A nova vacina contra a dengue, a Qdenga, está disponível na Imunitá. Esse é o primeiro imunizante autorizado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com vírus da dengue. Podem receber a vacina pessoas com idade entre 4 anos e 60 anos.
O diretor técnico da Imunitá, Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, explica quem pode tomar a vacina. “Todos devem, quem já teve e quem não teve a doença. Vale lembrar que existem diferentes cepas virais e, às vezes, a pessoa já teve infecção por uma das variantes e não tem imunidade para as demais. Por isso, é importante se vacinar para ampliar a capacidade imunológica”, destaca.
Geralmente é no período chuvoso onde se tem o contato da água com os ovos que são depositados em alguns reservatórios. Esses ovos podem permanecer viáveis por até um ano. Vale lembrar que mesmo em estações secas, em focos pontuais, em chuvas esporádicas ou quando você mora em alguns locais onde há algum reservatório, você pode ter casos isolados de dengue.
A vacina
A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Mas o imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue.
De acordo com a Anvisa:
-Ela deve ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações
-A vacina é composta por quatro sorotipos atenuados que podem causar a doença
-Ela também pode ser aplicada em quem já teve a doença, portanto, não há distinção entre quem teve ou não a dengue, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela agência reguladora para aplicação das doses.
Serviço:
Matriz:
+ 55 (67) 3056-8800 / (67) 99162-2432 | [email protected]
Rua Pedro Celestino, 2893
Centro / Campo Grande – MS
Shopping Campo Grande:
+ 55 (67) 99816-5108 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 4909
Santa Fé / Campo Grande – MS
Assessoria de Imprensa