Geral

Rodrigo Barbosa: Planos e desafios para a futuro gestor de Cassilândia

Cassilândia elegeu, no início de outubro, o advogado Rodrigo Barbosa de Freitas para comandar a prefeitura da cidade em 2025, com 46,90% dos votos. O Hora MS conversou com o eleito nesta semana para questioná-lo sobre o trabalho que pretende executar no município.

Como pretende realizar a transação entre os governos? Acredita que a equipe do prefeito não reeleito vai colaborar com o processo?

A gente pretende realizar a transição da melhor forma possível, na tranquilidade. Inclusive, eu já indiquei nomes para o para o governo de transição. Estou aguardando a resposta do prefeito e acredito que não teremos problema porque isso é um é um direito do prefeito que ganha as eleições, direito da sua equipe de ficar sabendo como está o andamento das coisas pra poder dar continuidade no que possível, né? Então não acredito que teremos problemas não, inclusive já tivemos a informação que o prefeito estará nomeando a equipe dele também que acompanhará a nossa equipe nesse processo de transição. Vai dar tudo certo. Tenho fé que vai dar tudo certo. 

Quais são os principais planos para o primeiro ano de governança? 

Primeiramente nós precisamos levantar o que está acontecendo com a prefeitura: como estão as contas? vão ser entregues em dias ou não? A prioridade é finalizar o que está em andamento. Não são muitos projetos, mas tem algumas , duas obras, que gente pretende finalizar. E começar a implantar os nossos projetos, né?

Minha prioridade número um é montar um Pronto Atendimento Municipal (PAM), 24h. Um local com atendimento de urgência e emergência pra que a gente possa atender melhor nossa população. E manter a cidade limpa, que é uma obrigação. Vamos entrar com com um mutirão de limpeza na cidade para mantê-la limpa. Essa é a nossa prioridade no primeiro momento.

Pretende continuar com projetos que estão sendo executados para a cidade?

Sim, hoje o que a gente vê que está sendo executado é a avenida da feira e eu acredito que ela possa ser entregue antes do final do mandato [atual]; se não, nós vamos terminá-la. E outro projeto que está, na verdade, parado é o Balneário Municipal, que a gente pretende terminar e entregar já no primeiro ano de governo.

O PP conquistou muitas prefeituras em todo o país. De que forma o partido pode colaborar com seu governo?

Realmente, o PP é um partido que cresceu muito na nossa região. Das seis cidades vizinhas aqui, ele elegeu cinco: Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Inocência e Aparecida do Taboado. Somente Paranaíba que não, o prefeito reeleito é do PSDB, mas com o vice do PP. Então acredito que essa força do PP ela vem se multiplicando país afora.

Hoje, a nossa principal força dentro do PP é a senadora Tereza Cristina. É uma parceira que nós temos e que vai nos ajudar muito. Com a crescimento do partido, ganha força junto ao governo estadual, junto ao governo federal e isso pode nos ajudar receber mais recursos e mais emendas para executar os projetos que a gente tem de de prioridade em Cassilândia.

A maior parte dos vereadores eleitos são do partido do ex-prefeito. Como você acredita que isso implicará na sua gestão? 

Olha, eu não vejo problemas não. Todos foram pela vontade popular e são pessoas que a gente sabe que têm carinho e respeito por Cassilândia. Tenho amizade com todos eles, então tenho condições de sentar, de conversar, de   propor uma transformação pra cidade e ter eles como como apoiadores.

Tenho certeza que a gente vai fazer um ótimo mandato, um ótimo governo, com o apoio da câmara. Vamos aprovar todos os projetos que forem de interesse da população de Cassilândia, porque eu não vou propor projeto que não seja de interesse da cidade. Nosso objetivo é o desenvolvimento da cidade, as propostas terão o intuito de melhorar algum setor e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Eu não tenho dúvida que a câmara vai ser parceira nesse projeto que é objetivo nosso.

A vice-prefeita, Sumara Leal, tornou-se uma voz no enfrentamento à violência política de gênero de Mato Grosso do Sul. De que modo ela participará da gestão?

 A vice-prefeita, hoje, é uma mulher atuante, com muita força na política local e até a regional. Ela nos ajudou bastante nessa eleição e tem muito a ajudar. É uma mulher competente que pode, perfeitamente, ocupar uma das nossas secretarias para poder nos ajudar nesse processo transformação e crescimento da nossa cidade e eu pretendo utilizá-la sim, porque com a capacidade que ela tem seria um pecado não utilizar da força de trabalho que ela pode oferecer pro nosso município.

A Sumara será sim uma parceira que nós teremos nessa gestão a frente de uma pasta, de uma secretaria. Ainda não definimos qual. Ela tem o que colaborar com com a nossa gestão e, também, tem muito a representar as mulheres na política e isso é importante pra nós, tanto que colocamos ela como vice.

Maria Eduarda Metran

Deixar um comentário