O psicólogo Jefferson Luis Azevedo Morel esteve na Câmara de Vereadores de Campo Grande nesta semana para falar sobre o Programa Professor Líder, que busca aumentar a vida útil profissional dos professores através da promoção e prevenção da saúde mental e emocional, e também proporcionar aos alunos uma aproximação conjunta à psicologia da educação.
“O líder da sociedade é o professor. Temos um líder adoecido, que não é capaz de gerenciar suas emoções. Não sendo capaz, vai afetar todos os alunos e a escola no geral”, analisou.
O programa é voltado para profissionais das redes pública e privada de educação. Ele visa combater diretamente o afastamento dos professores, que, segundo o psicólogo, têm ‘vida útil’ de 10 a 15 anos nas salas de aula.
“Depois, sua normatividade é quebrada com patologias, como estresse, ansiedade, desgaste físico e psicológico, além de transtorno de pânico. Seriam professores entrando em um estágio com perda de contato com a realidade”, alertou.
O psicólogo atua em três eixos: professor, direção e coordenação da escola, além de pais e alunos.
“O objetivo é capacitar esses professores através de conteúdo, ferramentas, de acordo com o contexto real deles. Fazer com que eles trabalhem de maneira saudável, onde aprendam as linhas que não podem ultrapassar. Em todas as questões, eles são capacitados dentro do programa”, finalizou.
O psicólogo falou a convite do vereador Odilon de Oliveira (PSD).