Lula se emocionou e não conteve as lágrimas, nesta quinta-feira (10), em Brasília, ao falar a deputadas e deputados, senadoras e senadores sobre qual será o principal objetivo de seu governo.
“A prioridade zero, outra vez, é a mesma que eu disse em dezembro de 2002, não tem que mudar uma única palavra. Se, quando eu terminar este mandato, cada brasileiro estiver tomando café, almoçando e jantando, outra vez eu terei cumprido a missão da minha vida”, afirmou, chorando e sendo muito aplaudido.
Após se recuperar, Lula completou: “Desculpem, mas o fato é que eu jamais esperava que a fome voltasse nesse país. Jamais. E nós voltamos por isso. Porque este país é o terceiro produtor de alimentos do mundo, o maior produtor de proteína animal do mundo e pode garantir que cada cidadão possa comer”.
O encontro com parlamentares ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e foi organizado pelo Gabinete de Transição Governamental, coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.
Bolsa Família
Lula deixou claro que conta com o apoio do Congresso Nacional para reconstruir o Brasil e voltar a dar dignidade ao povo brasileiro. “Eu não quero guerra, eu quero paz. Eu não quero ódio, eu quero amor. Eu não quero arma, eu quero cultura e quero livro. Eu não quero cadeia, eu quero escola. É esse país que eu peço que vocês nos ajudem a construir”.
Esse apoio será necessário tanto durante o governo que se inicia em 1º de janeiro quanto agora, no processo de transição, especialmente com a votação do orçamento de 2023.