Alerta amarelo de tempestade no sudoeste do MS nesta quinta (1º)

Inmet aviso 55899 — Perigo Potencial até 12h; Defesa Civil 199 e Bombeiros 193
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém aviso de tempestade de grau Perigo Potencial (amarelo) para o Sudoeste de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (1º de outubro). O aviso 55899 vale das 00h às 12h no horário de Mato Grosso do Sul e também abrange áreas do Paraná e de Santa Catarina.
Segundo o Inmet, a previsão associada ao aviso inclui chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo, com baixo risco de alagamentos, queda de galhos, estragos em plantações e interrupção de energia.
Serviço
| Item | Informação |
|---|---|
| O quê | Aviso de tempestade — grau Perigo Potencial (amarelo) |
| Aviso Inmet | 55899 |
| Área (MS) | Sudoeste de Mato Grosso do Sul |
| Validade | 00h–12h de quinta-feira (1º/10/2026) — horário de MS |
| Chuva / vento | 20–30 mm/h ou até 50 mm/dia; ventos de 40–60 km/h; granizo possível |
| Riscos típicos | Baixo risco de alagamentos, queda de galhos, danos agrícolas e corte de energia |
| Defesa Civil | 199 |
| Bombeiros | 193 |
Cuidados
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores (risco de queda e descargas elétricas) e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade. Em emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Os avisos do Inmet podem ser atualizados. Confira em avisos.inmet.gov.br antes de se deslocar. Esta matéria trata do cenário de quinta-feira (1º) — aviso 55899 até 12h.
Fontes
- Inmet — aviso 55899 (Tempestade, Perigo Potencial): https://avisos.inmet.gov.br/55899
- Inmet — portal de avisos: https://avisos.inmet.gov.br/
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

