Economia

Aneel aprova redução média de 11,3% nas tarifas da Energisa… em Rondônia

Foto: Reprodução/Portal de MS

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta 3ª feira (8), por unanimidade, a diminuição média de 11,29% nas tarifas da Energisa Rondônia. Para clientes atendidos por alta tensão, a redução será de 16,12%. Já na baixa tensão, que inclui os consumidores residenciais, será de 9,85%. A redução vale a partir deste domingo (13).

Segundo o diretor Efrain Pereira da Cruz, relator do processo, a baixa foi possibilitada por causa da conta covid, empréstimo criado para o setor por causa do impacto da pandemia, e da MP do setor elétrico (medida provisória 998), assinada em setembro com o objetivo de reduzir a conta de luz nos Estados da região Norte.

O diretor afirmou ainda que, com a queda, a tarifa da concessionária ocupará o 45º lugar no ranking tarifário do país. Hoje, é o 21º.

A alteração faz parte do processo de revisão tarifária extraordinária da distribuidora previsto no contrato de concessão. Ela foi comprada da Eletrobras em 2018. Pelas regras firmadas na ocasião, os grupos que adquiriram ativos da estatal poderiam pedir a revisão da tarifa antecipada –como contrapartida pelos investimentos necessários.

Em 2019, no entanto, a agência reguladora negou o pedido de revisão antecipada da empresa. Afirmou que os laudos apresentados pela Energisa eram inconsistentes. Na ocasião, congressistas pressionaram contra a revisão.

Fonte: Poder 360

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: