Ônibus vermelho e branco da Viação Cidade Morena estacionado em terminal de transporte coletivo de Campo Grande

Cade suspende aval à venda do Consórcio Guaicurus e vai reanalisar negócio do transporte coletivo de Campo Grande

5 de novembro de 2026
Compartilhe:
Loading...
Ônibus vermelho e branco da Viação Cidade Morena estacionado em terminal de transporte coletivo de Campo Grande
Ônibus da Viação Cidade Morena, uma das empresas do Consórcio Guaicurus, em terminal de Campo Grande — Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu a aprovação que havia dado à venda das quatro empresas do Consórcio Guaicurus, concessionário do transporte coletivo de Campo Grande, à Maas Administração e Participações Ltda. O caso agora será reexaminado pelo Tribunal do Cade, segundo o Campo Grande News, o Correio do Estado e o VoxMS.

Por unanimidade, o Plenário homologou o pedido de avocação feito pelo conselheiro Carlos Jacques Vieira Gomes, em votação encerrada na terça-feira (3), de acordo com o Correio do Estado. Com isso, o processo sai da Superintendência-Geral, que havia aprovado o negócio sem restrições no início de outubro, e passa ao colegiado.

Por que o negócio voltou à análise

Segundo o despacho do conselheiro, citado pelos veículos, informações relevantes não constavam do formulário apresentado pelas empresas ao pedir a aprovação. Entre elas estariam:

  • a intervenção decretada pela Prefeitura de Campo Grande no transporte coletivo (Decreto nº 16.658/2026);
  • o procedimento administrativo que pode levar à caducidade (perda) da concessão;
  • bloqueios judiciais de bens das concessionárias;
  • uma disputa judicial envolvendo o imóvel usado como garagem da Viação Cidade Morena, incluído na negociação.

Para o conselheiro, essas circunstâncias já eram conhecidas pelas partes antes da notificação. Como as próprias empresas justificaram a venda pela necessidade de aporte financeiro para garantir a continuidade do serviço, a ausência dos dados teria prejudicado a análise da real situação econômica e patrimonial das concessionárias. Ainda segundo o despacho, o reexame não antecipa julgamento de mérito.

A compradora integra o Grupo HP, que atua no transporte coletivo em Goiás e no Distrito Federal, segundo o Correio do Estado.

O que acontece agora

Etapa Situação
Aprovação de outubro suspensa até nova decisão
Quem decide Tribunal do Cade, após análise aprofundada
Resultados possíveis manter a aprovação, aprovar com restrições ou rejeitar a operação
Prefeitura mesmo com aval do Cade, a transferência depende de anuência prévia do Município, poder concedente (Despacho Decisório nº 151/2026, segundo o Correio do Estado)
Prazo não informado

As fontes consultadas não informam mudança imediata na operação das linhas de ônibus por causa da decisão.

Notícias Destaque

Mail Icon

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.