O CEFAC/Esquerdinha fez sua estreia no Campeonato Estadual Feminino de Futebol de Mato Grosso do Sul, levando para o campo não apenas talento e dedicação, mas também uma poderosa mensagem de conscientização: respeito à vida das mulheres e o fim do feminicídio. Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar no ranking nacional de feminicídios, onde 58% dos assassinatos de mulheres estão relacionados a esse crime.
Antes do jogo, as equipes do CEFAC-MS e Operário-MS se perfilaram, segurando uma faixa com os dizeres “Nenhuma violência contra a mulher pode ser tolerada” e o número do disque-denúncia, 180. A ação fez parte de uma campanha de conscientização iniciada pelo Ministério das Mulheres e foi recebida com forte apoio dos presentes.
O jogo
A equipe do CEFAC-MS, composta por atletas locais, enfrentou o Operário-MS, atual campeão estadual, que contou com o reforço da equipe titular do time do Ação-MT. O time mato-grossense, que conquistou o vice-campeonato estadual e o acesso à Série A2 do Campeonato Brasileiro em 2024e está jogando pelo Operário, venceu o confronto por 6 a 0.
Lei de Incentivo
Com enfoque em deixar o legado do desenvolvimento feminino local, o time colorado é formado por cerca de 20 atletas, principalmente de Campo Grande, e conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Ministério do Esporte do Governo Federal. Empresas de destaque como Adeco Agro, Shoulder, Grupo Pereira, Comper, Fort Atacadista e VOUN Card se uniram para apoiar o projeto. Também fazem parte dos patrocinadores o Grupo Card, especializado na venda de serviços de maquininhas de cartão, e a TKE Elevator Brasil, líder internacional no setor de elevadores.
Além disso, a Fundação de Esporte de Campo Grande (Funesp) colabora cedendo campos de futebol para os treinamentos da equipe e Fundação de Esporte Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) patrocinadora do campeonato. O projeto de futebol feminino do CEFAC Esquerdinha conta com apoio ainda do IncubARTE do SESI-MS, hub criativa na captação de recursos incentivados de empresas de Mato Grosso do Sul.