A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a 133 km de Campo Grande, determinou a paralisação de todas as atividades econômicas e sociais no município nesse fim de semana, deixando apenas funcionar os serviços essenciais.
Além disso, restringiu a circulação de pessoas pelas ruas. Só poderia sair de casa quem fosse trabalhar ou precisasse de atendimento de urgência. A medida deu certo, e a cidade registrou o melhor índice de isolamento social de Mato Grosso do Sul, com 74,3% de seus moradores dentro de casa.
Para quem desrespeitasse as regras, poderia ocorrer apreensão do veículo e condução coercitiva dos infratores pelas autoridades e outras penalidades cabíveis.
Com isso, São Gabriel do Oeste conseguiu ficar com índice de isolamento acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%.
Dos 79 municípios do Estado, apenas dois conseguiram este feito nesse fim de semana. O outro foi Aral Moreira com 72,2%.
De acordo com a presidente do Comitê e secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste, Michele Alves Pauperio, as medidas foram necessárias para que a saúde pública do município não entre em colapso. “Os números são preocupantes, são atendidos em média 120 pacientes a cada 12 horas no COE, e dos doze leitos clínicos disponíveis para pacientes de Covid-19, nove estão ocupados, restando apenas dois leitos adultos e um pediátrico”, comentou.