CidadesSaúde

Com estoque zerado para O- e O+ em 20%, Hemosul entra em estado de emergência

Foto: Saul Schramm/Portal de MS

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) entrou em estado de emergência nesta quarta-feira (12). A convocação é voltada aos doadores de sangue dos tipos O negativo, que se encontra com estoque zerado, e O positivo que está com apenas 20%, conforme a instituição. 

Além da demanda espontânea, o agendamento é uma opção para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Endereços e contatos para agendamento nas unidades do interior estão disponíveis aqui.

Do mesmo Sangue

Lançada no início de agosto, ação em parceria com o Sicredi une arte e solidariedade. A cada 1.000 bolsas de sangue doadas, uma parte da arara vermelha do Monumento das Araras na Capital será será colorida novamente. Ao todo serão cinco etapas.

A necessidade frequente das tipagens sanguíneas em falta na unidade foi destacada pela coordenadora da Rede Hemosul, Marli Vavas.“Os estoques das tipagens O Positivo e O Negativo têm exigido uma atenção especial pelas baixas que vêm apresentando há alguns meses e, embora haja resposta da população, o alcance dos estoques estratégicos desses tipos sanguíneos têm sido o principal desafio”, reforçou. 

A pintura da arara de 10 metros de altura estará sob a responsabilidade do artista plástico Cleir, que em 1996 construiu a obra localizada na Praça União, no Bairro Amambaí.

Deixe uma resposta