Geral

Com ministras, Gleice Jane leva demandas das mulheres de MS para Brasília

Parlamentar cumpre agendas no Distrito Federal nesta semana, iniciando a 2ª feira no 1º Encontro Nacional Das Casas da Mulher Brasileira

Com o início do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Gleice Jane (PT) desembarcou nesta segunda-feira (17) em Brasília (DF), onde participa nesta manhã do 1º Encontro Nacional Das Casas da Mulher Brasileira. Em agenda com as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a deputada apresentou as questões das mulheres sul-mato-grossenses.
“Chegamos hoje e até o momento esses dois ministérios já se mostraram atentos às nossas demandas. Nesta semana vamos dialogar com ambos sobre as demandas femininas de luta contra as violências em nosso Estado. Na oportunidade, vamos falar sobre a luta das mulheres de Dourados, em especial as indígenas, negras e quilombolas”, detalha a deputada petista.
Um dos objetivos da ida a Brasília é compartilhar os debates e as problemáticas que foram apresentadas nos momentos de escuta durante os primeiros meses do mandato. Essa escuta qualificada ocorreu durante o Seminário Saúde das Mulheres: Especificidades e Diversidade, realizado em Campo Grande; no Seminário Povos Indígenas: meio ambiente, sustentabilidade e soberania alimentar, em Dourados; e durante as inúmeras visitas nas diferentes comunidades nos municípios vizinhos.
Casa da Mulher Brasileira
Nesta manhã, Gleice Jane participa do 1° Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira. A iniciativa do evento é da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre as coordenações e colegiados gestores das sete unidades em funcionamento no país, e com os OPMs (Organismos de Políticas para as Mulheres) dos estados e municípios onde elas estão localizadas, incluindo Campo Grande (MS).
A proposta é que os diálogos possam subsidiar a atualização das diretrizes e protocolos de atendimento da Casa da Mulher Brasileira. Confira a programação do evento:
A abertura do encontro, às 9h, contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e autoridades. Na sequência, às 10h30, as Secretárias Nacionais Denise Motta Dau (de Enfrentamento à Violência contra Mulheres); Carmen Foro (de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política) e Rosane Silva (de Autonomia Econômica e Política de Cuidados) promovem a mesa de debate “A transversalidade das políticas para mulheres no enfrentamento às violências”. Ambas as atividades são abertas ao público em geral.
Já as atividades do período da tarde e as do dia 18 são destinadas às coordenações e colegiados gestores das Casas da Mulher Brasileira e terão como foco a troca de experiências entre as unidades e debates sobre diretrizes e protocolos de atendimento. O encontro inclui oficinas temáticas sobre projeto arquitetônico, sistema de dados, fluxo para com a rede de atendimento, diversidade e governança.
A ação faz parte da retomada do programa Mulher Viver sem Violência, anunciada em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, com a construção de 40 novas Casas em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Estadual Gleice Jane.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: