CidadesSaúde

Com morte de primeiro indígena, MS chega a 41 óbitos e 4.666 casos de Covid-19

Foto: Reprodução/SES

Mato Grosso do Sul chegou a 41 mortes e 4.666 pessoas infectadas pelo novo coronavírus nesta sexta-feira (19). De acordo com dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram 392 exames positivos para Covid-19 nas últimas 24 horas, com duas mortes neste período. Entre elas, a primeira registrada na Reserva Indígena de Dourados.

O indígena da etnia Guarani Kaiowa Evaristo Garcete, 59 anos, estava internado desde o dia 7 de junho no Hospital Evangélico e faleceu na quinta-feira (18). A Reserva Indígena de Dourados é um dos focos da pandemia do coronavírus, com 114 casos confirmados, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS.

O 41º óbito por coronavírus no estado foi uma mulher de 49 anos, que também morava em Dourados. Conforme a SES, ela estava internada desde 10 de junho por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Hospital da Vida. O exame positivo para COVID-19 saiu na quinta-feira, com a morte a ocorrer na manhã desta sexta-feira, 19 de junho.

A vítima sofria de Doença Renal Crônica, Hipertensão, Diabetes e Insuficiência Cardíaca Crônica.

Atualmente, Mato Grosso do Sul totaliza, 8 óbitos em Campo Grande, 5 em Três Lagoas, 2 em Batayporã, 2 em Paranaíba, 1 em Vicentina (também ocorrido no Estado de São Paulo), 9 em Dourados, sendo 1 douradense que morreu em Tocantins, 2 óbitos de Brasilândia, 2 em Itaporã, 1 em Iguatemi, 2 em Rio Brilhante, 1 em Sidrolândia, 1 em Ponta Porã, 2 em Corumbá, 1 em Douradina, 1 em Deodápolis e 1 em Anastácio.

Dos 4.666 casos confirmados, 2.218 estão em isolamento domiciliar, 2.290 estão sem sintomas e já estão recuperados e 123 estão internados, sendo 81 em hospitais públicos e 42 em hospitais privados. Quatro pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um paciente internado é de outro país.

No balanço diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, constavam 40 mortes, sendo que a 41ª foi confirmada durante a coletiva que apresentou os números. (Foto: Divulgação/SES)

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 28.325 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 20.865 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19, 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, 1.429 exames aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 1.365 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dados o sistema de informações oficiais Sivep Gripe e E-SUS VE, alimentado pelos municípios. Eles estão sujeitos a alterações.

Os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24 a 72 horas, após o recebimento das amostras.

Foto: Divulgação/SES

Leave a Response

%d blogueiros gostam disto: