Com saldo de 6.157 empregos, MS tem melhor desempenho no Caged em 12 meses
Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo na geração de empregos formais de 6.157 vagas no mês de fevereiro. Esse é o melhor desempenho do Estado desde fevereiro de 2025, quando foram criados 8.280 novas vagas. Com esse resultado, o saldo do período subiu para 10.369 e o estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul chega a 700.176, número recorde.
Dois setores foram responsáveis pelo excelente desempenho do Estado na geração de empregos, embora nenhum tenha apresentado saldo negativo. Os Serviços empregaram mais 2.466 trabalhadores, enquanto a Construção teve acréscimo de 1.752. Em terceiro vem a Agropecuária (948), seguida da Indústria (871) e por fim, o Comércio (120).
Os homens formam o maior universo das contratações de fevereiro: 4.063, enquanto as mulheres foram 2.094. Com relação à escolaridade, o grupo mais numeroso (3.088) concluiu o Ensino Médio. Em segundo lugar estão os trabalhadores que disseram ter o Ensino Fundamental Incompleto, já 766 não concluíram o Ensino Médio, 574 têm o Fundamental Completo, 518 concluíram o Ensino Superior, 75 estão cursando uma faculdade e apenas 53 se declararam analfabetos.
No recorte por idade, o grupo mais numeroso (1.963) está na faixa etária entre 18 a 24 anos, seguidos do grupo entre 30 a 39 anos (1.095), depois vem o grupo entre 40 a 49 anos (1.087), enquanto 745 tinham até 17 anos e 638 estavam na faixa entre 50 a 64 anos. No grupo acima (65 anos ou mais) houve redução de 14 vagas no mês de fevereiro.
Na distribuição regional, a Capital do Estado, Campo Grande, teve o maior saldo das novas contratações em fevereiro com acréscimo de 1.269 trabalhadores, seguido de Inocência, onde está sendo instalada a megaindústria de produção de celulose da Arauco do Brasil, que registrou saldo de 1.028 vagas. Em terceiro aparece Dourados (677), depois Três Lagoas (372) e fechando o ranking dos cinco maiores empregadores do mês, Rio Brilhante com mais 222 trabalhadores.
O bom desempenho de fevereiro colocou Mato Grosso do Sul na 10ª colocação nacional entre os maiores saldos de empregos formais. São Paulo foi o primeiro com 95.896 novas vagas. Em nível nacional foram gerados 255.321 novos empregos no mês de fevereiro.
Indústria de etanol de milho avança em Jaraguari
Jaraguari se prepara para receber uma nova indústria do setor bioenergético. A instalação da Usina de Etanol de Amido Pioneiras foi oficialmente viabilizada na segunda-feira (30), com a entrega da Licença de Instalação ao empresário Egnomar Freitas Tiago, marcando mais um passo na expansão industrial de Mato Grosso do Sul.
O empreendimento prevê investimento de R$ 300 milhões e terá capacidade para processar diariamente 500 toneladas de milho ou sorgo, com produção anual estimada em até 200 mil metros cúbicos de etanol.
A chegada da indústria reforça o posicionamento do Estado como polo estratégico na cadeia de biocombustíveis, agregando valor à produção agrícola e ampliando a base industrial.
A instalação da usina também deve impulsionar o desenvolvimento econômico de Jaraguari, com geração de empregos, fortalecimento da infraestrutura local e atração de novos negócios. O município já conta com iniciativas voltadas à industrialização, como a estruturação de um polo industrial e projetos de melhoria logística, incluindo pavimentação de acesso.
Durante o ato de entrega da licença, autoridades estaduais destacaram o ambiente favorável aos investimentos e a agilidade nos processos de licenciamento ambiental como fatores decisivos para a concretização do projeto.
O prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, agradeceu o empenho do secretário Jaime Verruck na atração do investimento e à agilidade do Imasul na análise e liberação da licença ambiental. O prefeito externou sua confiança do desenvolvimento do município a partir de mais esse empreendimento, lembrou que o Estado apoiou a instalação do Polo Industrial do município e apresentou um projeto para pavimentação do acesso.
Já o secretário Jaime Verruck disse que levará ao governador Eduardo Riedel a reivindicação do município e deu as boas-vindas ao empresário Egnomar Tiago, expressando sua confiança no sucesso do empreendimento.
Mato Grosso do Sul já possui outras três usinas de etanol de milho em operação, localizadas em Sidrolândia, Dourados e Maracaju, consolidando o avanço do setor no Estado. A nova planta industrial em Jaraguari amplia esse cenário, diversificando a economia regional e fortalecendo a competitividade sul-mato-grossense no mercado de energias renováveis.
Notícias Destaque
Assine nossa newsletter
Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

