CidadesEconomia

Com Três Lagoas na lista, operadoras lançam primeira experiência do 5G no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Três Lagoas é a única cidade de Mato Grosso do Sul e uma das primeiras escolhidas para testar a tecnologia de internet móvel de quinta geração, conhecida como 5G, que começa a ser implementada no Brasil, gradualmente, nos próximos meses.

De acordo com o portal G1, três operadoras de telecomunicações vão ativar o sinal 5G, tecnologia que promete uma conexão cerca de dez vezes mais veloz do que o 4G, até setembro.

 O acesso, porém, ainda será limitado. Um dos motivos é que o Brasil só tem, atualmente, um aparelho de celular que suporta o 5G DSS. Além disso, o sinal só vai ser ativado em alguns bairros de oito capitais do país. Campo Grande está de fora.

Uma outra questão é que a nova tecnologia ainda não conta com todo o potencial prometido pelo 5G. Esta é apenas uma fase inicial, na qual as operadoras ativam o novo sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.

Este recurso é chamado de DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro).

Por enquanto, a expectativa é de que o usuário já tenha uma conexão mais veloz do que o 4G, que deve ser intensificada após o leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para acontecer em 2021.

Só 1 celular com 5G DSS

Segundo o G1, por enquanto, o único modelo de aparelho celular que suporta o 5G DSS no Brasil é o Motorola Edge. Lançado neste mês, ele custa a partir de R$ 5 mil e oferece memória de 128 GB. O Samsumg Galaxy S20 com 128 GB também é vendido a partir do mesmo valor. Já o iPhone 11 com memória equivalente tem um custo a partir de R$ 5,3 mil.

O Motorola Edge é compatível com a tecnologia 5G DSS e 5G. Já o Motorola Edge Plus não aceita o 5G DSS, somente o 5G, o que significa que o aparelho só vai acessar o 5G depois do leilão de frequências.

Áreas de cobertura

A primeira fase do 5G no Brasil começou nesta semana com a operadora Claro, que passou a disponibilizar o serviço em alguns pontos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Já a Vivo, vai ativar o sinal a partir do dia 24 de julho em oito municípios brasileiros. A TIM, por sua vez, fará o lançamento em setembro, nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS).

Qualquer cliente dessas operadoras, independentemente do plano, terá acesso ao 5G nas áreas de coberturas, desde que possua, entretanto, um aparelho compatível. Não haverá custos adicionais para o uso do serviço.

Confira a matéria completa do portal G1 ao clicar aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: