Geral

Convênio com Governo do Estado abre novo Centro Especializado em Reabilitação na Capital

Por meio de convênio assinado entre o Governo do Estado, Município, União e o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Campo Grande passou a contar, a partir de quinta-feira (16), com um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER), modalidade II. A unidade, que funciona junto ao Cotolengo, passa a oferecer atendimentos médicos, psicológicos, em fonoaudiologia, terapia ocupacional, ortopedia, entre outras áreas.

O Cotolengo Sul-Mato-Grossense é uma entidade beneficente que atende pessoas com paralisia cerebral grave e/ou deficiências intelectuais e físicas. Na ocasião, foi homenageado o médico Virgílio Gonçalves de Souza Júnior, que por muitos anos contribuiu com aquela unidade e faleceu em abril deste ano, vítima de Covid-19.

Com capacidade para prestar 400 atendimentos por mês, o espaço poderá receber pacientes tanto da Capital, quanto dos 33 municípios da macrorregião de Campo Grande, por meio do Sistema de Regulação.

Presente à inauguração, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende destacou a importância do trabalho exercido pelo Cotolengo Sul-Mato-Grossense e a parceria com o Governo do Estado. “Aqui, encontramos pessoas abnegadas, cujo único propósito é proporcionar um pouco de alívio para aqueles que padecem de distúrbios físicos ou intelectuais. E nós, como poder público, somente temos a agradecer e colocar toda nossas energias para ajudá-las nessa missão”.

Além do secretário estadual Geraldo Resende, a solenidade comandada pelo padre Valdeci Marcolino (diretor-presidente do Cotolengo), também foi prestigiada pelo secretário estadual de Cidadania e Cultura, João Cesar Mattogrosso; prefeito Marquinhos Trad; e secretário municipal de Saúde José Mauro, entre membros da equipe técnica e administrativa da entidade.

Missão

O Cotolengo Sul-Mato-Grossense foi fundado em 20 de julho de 1996 em Campo Grande. Atende pessoas com paralisia cerebral grave vindas de famílias carentes. Atualmente, dezenas de meninos e meninas com idades até 22 anos recebem atendimentos específicos como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistente social entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos pequeninos.

Em Campo Grande, o Cotolengo está localizado à Rua Jamil Basmage, 996, Bairro Mata do Jacinto. Com a ajuda do voluntariado, realiza eventos, todos os meses, com o objetivo de garantir fundos para a entidade, que além de repasses do poder público, se mantém por meio de doações da sociedade.

Ricardo Minella, SES

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: