CidadesSaúde

Coronavírus: 523 pessoas morreram em MS com doenças respiratórias nos últimos 38 dias

Em plena crise do Coronavírus (Covid-19), 523 pessoas já morreram no Mato Grosso do Sul por doenças respiratórias como pneumonia e insuficiência pulmonar. Isso nos últimos dias 38 dias. A informação é do portal da Transparência da ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).

De acordo com ARPEN, que também monitora os casos de mortes suspeitas ou positivas para o Covid-19, não há relação oficial destas mortes com o Coronavírus. 

Um dos motivos pode ser também a falta de kits de testagem para doença, que pode subnotificar o número de contaminados e mortos. Outros países como Coréia do Sul conseguiram diagnosticar melhor o número de infectados e mortos, pois fizeram uma testagem em massa de sua população. 

Mortes por doenças respiratórias 1 março a 7 de abril de 2020

  • 320 pneumonia – 203 insuficiência respiratórias

Mortes por doenças respiratórias 1 março a 7 de abril de 2019

  • 286 pneumonia 228 insuficiência respiratórias

Covid-19 em MS

Em Mato Grosso do Sul, até ontem (7), havia apenas duas mortes confirmadas no Estado por Corona, sendo 80 casos confirmados e outros 26 casos suspeitos monitorados.

Dos 80 casos confirmados, 29 estão em isolamento domiciliar, 33 finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, 16 estão internados, sendo 5 em leitos públicos e 11 em leitos privados.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 753 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. 

Destes, 635 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e doze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 26 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. 

O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Acompanhe os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.

Leave a Response

%d blogueiros gostam disto: