Deputados e senadores eleitos em 2022 tomam posse nesta quarta-feira (01) e decidirão, por meio de votação secreta, a composição das novas mesas diretoras, que tem como função dar andamento nas ações da casa legislativa nos próximos dias. Além da presidência da Câmara e do Senado, os parlamentares deverão escolher os nomes que estão na disputa pelos cargos de primeira-vice-presidência, segunda-vice-presidência, quatro secretarias e quatro suplências.
A posse dos deputados está marcada para às 10h, e às 16h30 começa a sessão destinada à eleição do presidente da Câmara. No senado, a posse dos eleitos deve acontecer às 15h, seguida pela eleição do presidente da casa.
Câmara dos deputados
Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara, tem apoio da grande maioria dos deputados para a reeleição. Chico Alencar (PSOL-RJ) se candidatou com o objetivo de fazer oposição contra Lira, e Marcel Van Hattem (Novo-RS) que também concorre ao cargo.
Para o candidato ser eleito é necessária a presença dos 257 deputados. Para vencer a disputa no primeiro turno, o candidato deve ter os votos da maioria absoluta. Se necessário, é realizado um segundo turno com os dois nomes mais bem votados.
Senado
Para a presidência do Senado, até o momento, três nomes se colocaram disponíveis para ocupar o cargo: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), candidato à reeleição com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Rogério Marinho (PL-RN), do grupo do ex-presidente Bolsonaro; e Eduardo Girão (Podemos-CE), candidato autodeclarado independente.
Para vencer a disputa, é necessária a maioria dos votos dos senadores presentes. Se não houver maioria na primeira votação, é realizado um novo turno com os nomes mais bem votados, até que um dos candidatos consiga adesão da maioria.