O Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI) de Mato Grosso do Sul voltou a ficar positivo mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. O índice registrou no mês de julho a marca de 55,8 pontos, indicando aumento de 8,1 ponto na comparação com o mês anterior.
Nos três últimos meses, o IGDI acumula alta de 17,3 pontos, voltando ao patamar anterior ao início da pandemia, conforme detalha o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.
Resende explica que na passagem de junho para julho todas as variáveis de avaliação apresentaram evolução positiva e mais empresas puderam retomar e ampliar a sua produção.
Somente no mês de julho, 43% das empresas industriais do Estado apresentaram aumento na produção, enquanto no mês anterior essa participação era de 27%.
As empresas que mantiveram a produção estável responderam por 44% do total, contra 45% no último levantamento. Essa melhora também se refletiu na participação das empresas que contrataram, passando de 12,5% em junho para 21,3% em julho.
O IGDI foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial.