Avenida molhada sob chuva vista através de vidro com gotas, com árvores e postes ao fundo

El Niño deve deixar MS mais quente que o normal e com chuva irregular até janeiro, aponta Cemtec

Loading...
Avenida molhada sob chuva vista através de vidro com gotas, com árvores e postes ao fundo
Chuva em avenida de Campo Grande em dia de instabilidade (imagem de arquivo) — Foto: Rafael Rodrigues, via A Crítica

O El Niño deve deixar Mato Grosso do Sul mais quente do que o normal e com chuva irregular nos próximos meses. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), a tendência para o trimestre de novembro a janeiro é de chuva acima da média histórica e temperaturas também acima da média, com risco de ondas de calor.

A previsão foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Governo do Estado. De acordo com o Cemtec, o El Niño deve permanecer durante todo o período e pode chegar à categoria “muito forte”.

Chuva acima da média, mas mal distribuída

O Cemtec ressalta que o volume maior de chuva não deve acontecer de forma igual em todo o Estado. MS fica numa zona de transição climática, com muita variação entre regiões e municípios. Por isso, mesmo com a tendência de chuva acima da média, podem ocorrer períodos de estiagem e chuva concentrada em poucos dias.

O forte aquecimento durante o dia, segundo o centro, favorece tempestades severas e de curta duração, com chuva intensa, vendaval, raios e granizo.

O cenário, de acordo com o Cemtec, é diferente do de 2023 e 2024, quando o El Niño forte veio acompanhado de grande falta de chuva, o que favoreceu as grandes queimadas.

O que diz a previsão (nov–jan)
• Chuva: tendência acima da média histórica, com distribuição irregular
• Temperatura: acima da média, com risco de ondas de calor
• Tempestades: curtas e severas, com vendaval, raios e granizo
• Fonte: Cemtec/Governo de MS

Avisos para os próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém aviso laranja (perigo) de tempestade para o Sudoeste e o Leste de MS nesta sexta-feira (23), com chuva de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm no dia e ventos de 60 a 100 km/h (aviso 56144). Para sábado (24) e domingo (25), há avisos amarelos (perigo potencial), com chuva de 20 a 30 mm por hora, ventos de 40 a 60 km/h e granizo, que incluem o Leste de MS e, no domingo, também o Centro-Norte do Estado.

Saúde se prepara

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que já capacitou 675 profissionais desde agosto para atender casos ligados a eventos extremos, como seca, queimadas, ondas de calor e chuvas intensas. Os treinamentos passaram pelas nove regiões de saúde, com destaque para Bonito (101 profissionais), Coxim (77) e Campo Grande (76), e chegaram a Porto Murtinho nos dias 20 e 21 de outubro. Em 31 de agosto, 51 integrantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) também participaram.

No calor, cuide-se: beba água ao longo do dia, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e, em tempestade, não se abrigue sob árvores nem perto de placas e redes elétricas. Em emergência, ligue 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Fontes: Agência de Notícias do Governo de MS; Inmet; Inmet; Inmet

Notícias Destaque

Mail Icon

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das últimas notícias, só preencher abaixo.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.