Geral

Eventos on-line discutem valorização de servidores e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) deu início nesta semana ao projeto “A Palavra é SUAS”, evento on-line que será realizado uma vez ao mês. O objetivo é fomentar ações integrativas entre as superintendências, gerências, proteções socioassistenciais e qualificar os trabalhadores para o aprimoramento de suas atividades.

O evento também busca levar os servidores a uma reflexão sobre o trabalho realizado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social. O primeiro encontro virtual, realizado no início da semana, teve como tema “O SUAS que temos e o SUAS que Queremos” e teve como palestrante, a superintendente da Política de Assistência Social da Secretaria de Estado de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Taciana Silvestrini. A mediação foi feita pela superintendente de Gestão do Suas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marcilene Rodrigues.

De acordo com a superintendente, as ações on-line devem ser elaboradas e desenvolvidas em um processo de trabalho conjunto e colaborativo entre as gerências de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Gerência de Gestão da Escola do SUAS, superintendências e gerências das Proteções Sociais Básica, Proteção Social Especial, Superintendência de Gestão Administrativa e Superintendência de Gestão Financeira.

“Os eventos visam fortalecer aspectos profissionais com uma abordagem humanizada, considerando compreender a complexidade teórica que embasa as práticas dos profissionais no Sistema Único de Assistência Social. Queremos privilegiar a interação entre os profissionais de diferentes espaços ocupacionais e pesquisadores”, pontuou Marcilene.

Repercussão

Os debates mensais serão transmitidos via canal do Youtube da SAS, sempre entre 11h45 até às 13horas, ou na modalidade presencial nas unidades descentralizada da Assistência Social, com a participação de palestrante convidados com o objetivo de oferecer aos trabalhadores e agentes do SUAS, um espaço propício a reflexões sobre assuntos relacionados ao seu campo de atuação profissional.

A primeira transmissão contou com a participação de oito municípios e até o momento já totaliza mais de 400 visualizações. Ainda segundo Marcilene, a ação teve repercussão no cenário nacional, já que foi encaminhada à Secretaria Nacional de Assistência Social como uma prática exitosa no SUAS.

Durante sua palestra, a superintendente destacou as ações adotadas pela prefeitura de Campo Grande durante a pandemia em 2020 e que se tornaram referência nacional, como a criação de unidades de acolhimento que funcionaram em escolas da Rede Municipal de Educação.

A superintendente da Política de Assistência Social da Secretaria de Estado de Assistência Social, Taciana Silvestrini, também frisou a importância de refletir sobre a crise sanitária relacionada a Covid-19, além do reordenamento e implantação de novas unidades do Suas para assegurar a proteção social.

Para ela, as discussões levam a soluções para modernizar o SUAS e aprimorar o atendimento ao usuário.  “A valorização dos servidores é importante para desenvolver os serviços com excelência e a modernização da Rede junto a implementação da Vigilância Socioassistencial em todos os municípios é fundamental para esse avanço”, afirmou.

O secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes, ressaltou que o projeto “A Palavra é SUAS” é um instrumento de qualificação profissional incentivado pela busca de novos saberes e troca de experiências. “É fundamental trabalhar de forma intersetorial e integrada tendo a família como foco prioritário. Precisamos trabalhar de forma conectada com todas as políticas públicas que atendem o público preconizado pelo SUAS para levar um serviço qualificado e eficaz”, disse.

Deixe uma resposta