FICHA LIMPA: Justiça eleitoral confirma registro de Candidatura de Manoel Viais e rejeita impugnação
O registro de candidatura de Manoel Viais (PP) para a eleição a prefeito do município de Caracol, foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). A sentença é assinada pela Dra. Jeane de Souza Barboza Ximenes Escobar, juíza da 17ª Zona Eleitoral de Bela Vista-MS.
O pedido de impedimento foi feito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), alegando que Manoel estaria inelegível em função da rejeição de suas contas de 2017, quando exercia o cargo de prefeito da cidade.
A Câmara Municipal de Caracol rejeitou as contas somente em agosto 2024, quando Manoel já havia lançado sua candidatura ao pleito. A decisão dos vereadores parece ser uma ação claramente política, visando prejudicar a campanha de Viais, e ignora o Parecer Técnico do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, que aprovou as contas de Governo do Município de 2017, cujo responsável é ex-prefeito (vide o TC/3193/2018).
Procurado, Manoel afirmou que está tranquilo e sempre soube ser Ficha Limpa. Ele lamentou ainda que a veiculação falsa desse tipo de notícia às vésperas da eleição tenha o objetivo de ofender sua imagem pública e tumultuar o ambiente político da cidade.