O governador, Eduardo Riedel instituiu o Mês Janeiro Branco, dedicado à realização de ações educativas para difusão da saúde mental nesta sexta-feira (7), conforme divulgado no Diário Oficial. A proposta de Lei teve como autora a deputada Mara Caseiro (PSDB), com o intuito de mobilizar todos os setores da sociedade na discussão da saúde mental.
Poder Público, iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada deverão realizar campanhas de esclarecimentos e outras ações preventivas, a partir de mobilização na discussão da saúde mental.
Também poderão promover debates e iniciativas para o exercício da cidadania em prol das questões relativas à saúde mental e incluir nos eventos, calendários e atividades, a serem realizadas no decorrer do mês de janeiro, informações e mensagens educativas com foco no tema.
“O primeiro mês do ano é comum as pessoas repensarem a vida, planos e sonhos. Branco é a junção de todas as cores, remetendo à ideia de que o indivíduo para ter saúde mental precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida”, salientou Mara. A Lei 6.256 de 2024 também insere o Mês Janeiro Branco no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
*Com informações da ALMS