CidadesCulturaEconomia

Gruta do Lago Azul reabre para visitação nesta quinta-feira, dia 18 de março

Formação de grupo menores e diminuição de fluxo de pessoas ao dia, fazem parte das novas orientações, além de medição de temperatura, álcool em gel, máscara e distanciamento

Por Karine Dias especial para o Hora MS

Fechado para o público desde março de 2020, o principal atrativo turístico de Bonito (MS), reabre para visitação amanhã, dia 18 de março, a partir das 07h. Como forma de comprovar as novas orientações e cuidados de biossegurança contra a COVID-19, a Prefeitura de Bonito, por meio da SECTUR – Secretária de Turismo, Indústria e Comércio realizou nesta quarta-feira, dia 17, um press trip (viagem de imprensa) para jornalistas e influenciadores acompanharem de perto o novo formato de atendimento.

Displays de aviso e orientação quanto ao uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, foram colocados em vários pontos do percurso até a chegada final na Gruta. Além disso, estão com aferição de temperatura na recepção do atrativo, tapete desinfetante para os calçados na entrada da caverna ao descer e subir as escadas e o limite de acesso de visitantes no local, que eram 305 foi para 80 pessoas ao dia, divididas em 8 grupos de 10 pessoas, entre 7h e 14h, tendo assim maior intervalo entre um grupo e outro e possibilitando a limpeza no local.

O passeio inicia com uma trilha com cerca de 200 metros e inclui escada com mais de 300 degraus guiados inteiro com corrimão, sendo o ápice o encontro com uma das mais lindas imagens de Bonito.

Empresários locais estão otimistas quanto a reabertura, pois agora se ofertará uma experiência completa aos turistas, por saberem que todos os atrativos estão abertos e consequentemente, isso acarretará em aumento do fluxo de visitantes. “Foram inúmeras reuniões até conseguirmos em conjunto com o poder público essa reabertura. Sabemos que Bonito se mantém viva pelo ecoturismo e o quanto que os turistas escolhem a cidade, já querendo conhecer a Gruta do Lago Azul. Ela é nossa Torre Eiffel. Com as campanhas desde o início da pandemia, “Bonito Seguro” junto com o Sebrae/MS, “Vem, mas vem de máscara” com a Fundação de Turismo do Estado – FUNDTUR, e agora “Bonito é se cuidar” da prefeitura, acreditamos que com responsabilidade e consciência, conseguiremos manter o controle da disseminação do coronavírus e gerar a melhor experiência possível ao visitante”, avalia o empresário João Gonzales, um dos sócios da agência de viagens, São Jorge.

A cidade foi uma das primeiras do Brasil a se preocupar com as formas de prevenção contra a COVID 19 que, logo após o início da pandemia, deu início ao programa Bonito Seguro do Sebrae/MS, com sete protocolos de biossegurança, segmentados por categoria de atividade comercial e, recentemente, recebeu o selo “Safe Travels”, de destino seguro, pelas aplicações de medidas de biossegurança e gestão, durante a Pandemia de Coronavírus, do renomado WTTC – o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

HISTÓRIA

Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul integra o circuito de turismo ecológico do município. Ela é constituída por um salão principal com piso inclinado e um lago subterrâneo ao fundo com mais de 50 metros de extensão. Sua entrada circular de aproximadamente 40 metros de diâmetro permite a entrada dos raios solares até o lago. 

Com a incidência de luz, entre os meses de setembro a fevereiro, as águas atingem uma coloração azul intensa, motivo do nome da gruta. No lago subterrâneo da Gruta do Lago Azul foram encontradas ossadas e fósseis de mamíferos já extintos, que habitaram a região há mais de 12 mil anos, no período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre. O monumento natural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.

Serviço: Os valores dos vouchers de visitação variam entre R$ 130,00 em alta temporada e R$ 90,00 em baixa. Mais informações e reservas, é possível realizar diretamente com a Agência São Jorge, telefone 67 98471 8647 (link direto http://bit.ly/WhatsApp-Sao-Jorge ), e-mail info@agenciasaojorge.com.br ou diretamente na loja online https://loja-saojorge.paytour.com.br/ .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: