Política

Indicados do PT para o governo tem tataraneta de ex-escrava, indígena e ativista

Governador Eduardo Riedel com equipe de subsecretários indicados pelo PT. (Foto: Bruno Rezende/Governo de MS)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu, na segunda-feira (23), com o grupo de subsecretários indicados pelo Partido dos Trabalhadores para fazer parte do segundo escalão da sua gestão. Na ocasião, foram apresentados os últimos três nomes a compor o elenco do chamado eixo Cidadania, dentro da estrutura da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

A Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena terá o comando de Fernando Souza, indígena terena do município de Dourados. Ele é técnico administrativo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e possui Especialização em Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena, Mestrando em Antropologia.

Na saúde indígena, Fernando teve efetiva participação na organização e implantação do subsistema de atenção à saúde indígena em Mato Grosso do Sul.Foi coordenador regional da Funai em Dourados e coordenador Distrital de Saúde Indígena.

A pedagoga Telma Nantes de Matos vai chefiar a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. A ativista da causa das pessoas com deficiência já exerceu os cargos de diretora do Instituto Sul mato-grossense para cegos Florivaldo Vargas e também foi Secretária de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil ONCB.

Telma é conselheira titular do Conselho Nacional dos direitos da mulher e conselheira-presidente do Conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência de MS.

Por fim, a historiadora Zirleide Silva Barbosa vai comandar a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas. Ela é formada em História pela Universidade Católica de Mato Grosso do Sul (UCDB), tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História da Cultura dos Povos Indígena.

Já exerceu as funções de professora de História na rede pública de ensino e em escolas particulares e foi assessora na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Time completo

Na segunda-feira, Eduardo Riedel oficializou cinco nomes. A professora Vania Lucia Baptista Duarte é a nova subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; e Cristiane Sant’anna de Oliveira vai ocupar a função de Subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Vania é tataraneta de Eva Maria de Jesus, a Tia Eva, ex-escrava que dá nome à comunidade remanescente do quilombo São Benedito, em Campo Grande. A professora é especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

O assessor do deputado estadual Pedro Kemp (PT), Fernando Henrique Carvalho Miranda assume como subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude. E Jairo Luiz da Silva vai exercer o mesmo cargo na Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos

Indicado pelo ex-governador Zeca do PT, Vagner Campos Silva será subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT+. Ele foi coordenador do programa Bolsa Escola, durante o governo do petista.

No dia 19, o governo nomeou Washington Willeman de Souza, 54 anos, como diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Humberto de Mello Pereira, secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semadesc).

Deixar um comentário