No centro das polêmicas divulgações de conversas entre juízes e procuradores envolvidos na Operação Lava Jato, o jornalista Leandro Demori, editor executivo do site The Intercept Brasil e parceiro de Gleen Greenwald nas apurações, virá a Campo Grande no dia 21 de agosto para falar sobre jornalismo investigativo aos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A conferência, cujo tema será “Jornalismo Investigativo e a Democracia: a experiência do The Intercept Brasil“, será gratuita e aberta ainda aos jornalistas locais, movimentos sociais e sindicais e à sociedade civil interessada. O início será às 19h no Complexo Multiuso da UFMS, com capacidade para 200 pessoas.
Demori, que não cobrou cachê, irá falar sobre o trabalho investigativo do The Intercept Brasil e da importância da apuração jornalística. Ao final o microfone estará aberto para perguntas da plateia. Na opinião do jornalista Walter Gonçalves, um dos organizadores da conferência, “o The Intercept está resgatando o bom e velho jornalismo investigativo e é bom que os alunos tenham contato. [O The Intercept] também está sendo importante para a defesa da democracia e do estado democrático de direito”.
Fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas de MS (Sindjor), o Curso de Jornalismo da UFMS e a Frente Jornalistas pela Democracia de MS, a conferência marca as comemorações dos 30 anos curso jornalismo da UFMS, que serão celebrados no mês de outubro.