Polícia

Mato Grosso do Sul tem primeira policial militar mulher promovida a coronel

Fotos: Saul Schramm

Um importante capítulo foi escrito na história da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) nesta terça-feira (3). Neidy Nunes Barbosa Centurião é a primeira policial mulher a conquistar o mais alto posto da corporação: o de coronel. A promoção foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado. 

A trajetória da primeira mulher coronel da PMMS se baseia em valores aprendidos no seio familiar. Neidy nasceu em Coxim, mas ainda criança se mudou com a família para Costa Rica onde conclui o ensino médio, para então aos 17 anos entrar para a corporação onde atua há 27.

“Sempre tentei pautar minha carreira na educação, no bom atendimento a todos, tanto aos PM´s quanto ao cidadão. Sempre tentei fazer o máximo que pude para honrar tanto minha farda quanto meu Estado. A minha luta de trabalho foi construída, aprendi de família que é trabalhando que a gente vence. É claro que a instituição te ensina muita coisa, te mostra muita coisa, te treina para muita coisa, mas as orientações de berço, elas estão ali arraigadas no meu ser”, descreve. 

Ela faz questão de enaltecer o trabalho feito por mulheres precursoras na carreira que por muito tempo foi considerada masculina. “É um grande orgulho, e sou grata em ter chegado a coronel por conta de todo trabalho que elas fizeram e que abriu espaço. Com a minha chegada até aqui, pretendo abrir ainda mais espaço para que outras possam também chegar. E claro, sinto uma responsabilidade gigantesca por representá-las”. 

O sentimento de gratidão também se estende a todos os colegas de farda. “Ser a primeira coronel da PMMS é um orgulho imenso. Homens e mulheres me cuidaram, me orientaram, não fui apenas eu que cuidei deles, eles também cuidaram de mim. Gostaria de externar a imensa gratidão que tenho por esses policiais que me ajudaram a chegar até aqui”. 

Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria e o subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário, fazem parte da carreira da coronel PM Neidy. 

O Centro de Equoterapia da PMMS está entre os destaques de sua carreira, tendo ela como uma das fundadoras da iniciativa em 2002. Atualmente a coronel Neidy preside o Centro que oferece atendimento terapêutico com cavalos para pessoas com limitações físicas ou mentais na Capital e em outros quatro municípios sul-mato-grossenses.

A PMMS conta atualmente com 551 mulheres na ativa e outras 189 na reserva, segundo a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD). 

Ao anunciar a promoção de cerca de 3,7 servidores, o governador Reinaldo Azambuja enfatizou a importância de cada colaborador no desenvolvimento do Estado. “São vocês que tocam os destinos do Mato Grosso do Sul. Gratidão é a palavra que tenho pela compreensão, pela paciência. Sei dos desafios de todos nós, sei dos momentos difíceis que nos vivenciamos, mas graças a Deus com o apoio do trabalho de vocês, nós temos MS em um bom patamar”, destacou.

Leave a Response

%d blogueiros gostam disto: