
Quem quiser participar deve apagar as luzes das 20h30 às 21h30 neste sábado
Cinco monumentos de Campo Grande terão as luzes apagadas na noite deste sábado (27), em apoio a campanha global Hora do Planeta.
Idealizada pela organização de conservação global World Wide Fund for Nature (WWF), a ação consiste em apagar as luzes por 60 minutos, como ação simbólica para convidar as pessoas a refletirem sobre a necessidade de defesa do meio ambiente.
A Capital é adepta da iniciativa global desde 2009, ano em que o movimento teve início.
Neste ano, serão desligadas as luzes dos monumentos:
- Obelisco: na Avenida Afonso Pena com a Rua José Antônio;
- Monumento Maria Fumaça: localizado na Praça José Marcos da Fonseca, na Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e Rua Antônio Maria Coelho;
- Praça Pantaneira: localizada no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 25 de Dezembro, ao lado do Paço Municipal;
- Monumento ao Relógio da 14: localizado no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena;
- Fonte Luminosa: situada na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande.
O desligamento será das 20h30 às 21h30.
Pessoas físicas e empresas também podem fazer parte do movimento, apagando as luzes por uma hora.
Hora do Planeta
A Hora do Planeta nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. É uma ação simbólica de que, ao apagar as luzes uma vez por ano, por uma hora, se transmite a mensagem de que a pessoa se importa e quer agir em prol do meio ambiente.
No Brasil, a Hora do Planeta é realizada há 13 anos.
Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, será realizada também a 2ª edição do Festival Digital da Hora do Planeta, com debate de diversos temas durante todo o dia, em transmissão ao vivo pelo Youtube da WWF.
Historicamente,a Hora do Planeta se concentrou na crise climática e, recentemente , se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza.
Todos os anos, milhões de pessoas no mundo inteiro se unem ao movimento, que visa conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos dos desafios ambientais da atualidade, incluindo a crise climática e a perda da biodiversidade, e de como todos podem fazer algo para reverter esse quadro e renovar nossa relação com a natureza
O objetivo é criar um movimento incomparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.