Justiça

Moraes solta ex-assessor de Bolsonaro investigado por trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na noite de quinta-feira (16) a soltura do coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor direto do ex-presidente Jair Bolsonaro e suspeito de participar de uma trama golpista.

Ao soltar Câmara, Moraes impôs o uso de tornozeleira eletrônica e o comparecimento semanal em juízo, bem como a proibição de se ausentar do Distrito Federal. Ele também não pode se comunicar com os demais investigados ou utilizar as redes sociais. O coronel, que teve o porte de armas cancelado, estava preso no Setor Militar Urbano (SMU), na capital federal.

Câmara havia sido preso na Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro pela Polícia Federal. Ele é suspeito de participar de atos preparatórios para um golpe de Estado. O objetivo seria manter Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022. A defesa dele nega a participação.

Segundo relatório da PF sobre as investigações, Câmara teria monitorado o próprio Moraes, com o intuito de planejar a prisão do ministro, um dos passos do suposto plano de golpe. Ainda segundo o documento, o coronel trabalharia em coordenação estreita com o próprio Bolsonaro.

Ao soltar o coronel, Moraes acatou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para o órgão, o grupo criminoso investigado já foi desarticulado e a soltura de Câmara não ameaça as investigações.

A Agência Brasil tenta contato com a defesa de Câmara. Ele sempre negou participação em qualquer trama golpista.

Também nesta semana, numa investigação paralela, sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Moraes determinou a soltura do coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, o último integrante da antiga cúpula da PMDF que ainda estava preso. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por omissão durante os ataques em que a sede dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

O jogo entre ADS Sapezal e CREC/Juventude, marcado para sábado (18), às 16h, é a estreia de ambos os clubes na competição, pertencentes ao Grupo A. Este grupo foi inaugurado no sábado passado com a vitória do Cruzeiro sobre o América Mineiro em Mariana.

Além disso, outras partidas estão programadas para esta quinta-feira e sábado, envolvendo times como Vasco da Gama, Fortaleza-CE, Náutico-PE, Passo Fundo Futsal-RS, CRB/Traipu-AL e Manaus/Estrela do Norte-AM.

O primeiro jogo do CREC/Juventude em casa está marcado para o dia 25, às 16h, contra o Passo Fundo Futsal, na Arena Maracaju, em Maracaju. O CREC/Juventude conta com o apoio do Governo do Estado, através da Setescc e Fundesporte, Prefeitura de Dourados, através da Funed, Cassems, Shopping Avenida Center, São Bento Incorporadora, Açotelha, Açofort e Lubfil para participar do Brasileirão de Futsal.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
*com informações da assessoria do clube

Deixar um comentário