Geral

Morre Ademar Gevaerd, editor da Revista UFO e que estudou ovni do Morenão, aos 60 anos

Foto: Divulgação

O ufólogo Ademar José Gevaerd morreu na manhã desta sexta-feira (9), aos 60 anos. Ele estava internado desde o último dia 30 de novembro, em hospital de Curitiba (PR), após sofrer um acidente doméstico e ficar em estado grave. A informação foi divulgada por colegas de Gevaerd nas redes sociais.

Escritor e editor da revista UFO, a mais antiga de revista sobre ufologia no Brasil, Gevaerd foi considerado referência nacional em ufologia, sendo um dos mais importantes estudiosos do assunto.

José Gevaerd morou em Campo Grande até 2008 e investigou durante anos a suposta aparição de um ovni no Estádio Morenão, em 1982. Em 6 de março daquele ano, espectadores do jogo entre Operário (MS) contra o Vasco da Gama (RJ) relataram que viram um objeto em forma de charuto com luzes em cada extremidade sobrevoando o local.

Foi na capital de MS que Gevaerd também fundou a Revista UFO, em 1985, a mais antiga do mundo, da qual era editor desde então.

Biografia

A. J. Gevaerd, nascido em Maringá (PR), em 19 de março de 1962, estudou e foi professor de Química até 1986, quando desistiu da área para se dedicar exclusivamente à Ufologia, uma paixão que tinha desde antes dos 10 anos. Em 1983, com 21 anos, fundou e até hoje é presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior entidade do gênero do Brasil, baseada em Curitiba e com mais de 2.000 associados. Entre seus consultores estão os mais destacados e reconhecidos ufólogos brasileiros e estrangeiros.

Em 1985, fundou a Revista UFO, da qual era editor desde então. A publicação é a única sobre Ufologia existente no país, com quase 40 anos de duração, e a mais antiga em circulação em todo o mundo, recordista em longevidade e tiragem. Antes desta publicação, pioneiramente no país, Gevaerd também criou e manteve as revistas Ufologia Nacional & Internacional, Parapsicologia Hoje, PSI-UFO, Temas Avançados, Esotera e Contato. UFO conta com um Conselho Editorial com mais de 400 integrantes, sendo o maior corpo consultivo de uma publicação do gênero em todo o mundo. 

Além da atual série UFO, Gevaerd é editor de uma série de livros especializados em Ufologia, chamada coleção Biblioteca UFO, hoje com quase 60 títulos de autores nacionais e internacionais selecionados, e coordenador de uma série de documentários ufológicos em DVD, a coleção Videoteca UFO, com 170 títulos, considerado o maior acervo do gênero em língua portuguesa. No final de 2021 Gevaerd publicou o primeiro livro de sua autoria, “Agroglifos no Brasil”. 

Gevaerd deixa dois filhos, Daniel e Pedro.

Deixar um comentário