Pelé, o maior jogador de futebol da história e referência do esporte no mundo inteiro, Edson Arantes do Nascimento, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. Em 2021, Pelé foi diagnosticado com um tumor de cólon e submetido a uma cirurgia em setembro. O tumor havia sido identificado durante a realização de exames de rotina.
O atleta fez tratamento de quimioterapia por alguns meses. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Pelé estava internado em um hospital de São Paulo desde o início de dezembro de 2022. Ele apresentou um quadro de infecção respiratória. O jornal Folha de S. Paulo chegou a informar que ele não estava mais respondendo ao tratamento de quimioterapia e os médicos decidiram colocá-lo em cuidados paliativos, que é quando o foco é aliviar a dor e o desconforto.
Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais, e é filho do ex-jogador de futebol José Ramos do Nascimento, o Dondinho. Ele começou a trilhar o seu caminho no futebol ainda na infância e participou de times amadores.
Edson Arantes do Nascimento começou a trilhar o seu caminho no futebol ainda na infância e participou de times amadores.
Aos 15 anos, Pelé fez um teste no Santos, no litoral de São Paulo, e foi contratado em 1956. Ele desenvolveu o seu talento no Santos e foi convocado para a seleção brasileira em 1957 para a Copa Roca. Aos 17 anos, em 1958, ele foi para a Copa do Mundo e ajudou a seleção a conquistar o título mundial. Além disso, ele esteve presente em campo em outros dois títulos da Copa do Mundo,em 1962 e 1970.
Ele chegou a ganhar o título de maior goleador da história do futebol mundial com 1.281 gols, a maioria deles pelo Santos. Além disso, ele marcou 95 gols com a camisa da seleção brasileira.