Saúde

MS começa ano com mais de 270 notificações de dengue e alta incidência

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já registrou 272 casos prováveis de dengue em 2023. Em apenas 11 dias, o município de Caracol passa a ser classificado com situação de alta incidência desta doença endêmica. Os dados fazem parte do primeiro boletim epidemiológico da dengue deste ano, divulgado nessa quarta-feira (11). 

Até agora, quatro casos foram confirmados para dengue por critério clínico-epidemiológico e 19 através de exames em laboratório. 

Mato Grosso do Sul tem 36 municípios com pelo menos uma notificação de possível caso de dengue neste ano. Além de Caracol com incidência considerada alta, Bonito, Rio Negro e Miranda aparecem na classificação de incidência média. 

Cuidados

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de muita importância, porque é uma prevenção não apenas contra dengue, mas também em relação a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Deixar um comentário