CidadesSaúde

Mulher de 62 anos é primeira morte em Paraíso das Águas pela Covid-19

Foto: Arquivo Pessoal/BNC Notícias

A Prefeitura de Paraíso das Águas, a 277 quilômetros de Campo Grande, registrou a primeira morte pela Covid-19 no município. Ilda Alves de Oliveira, 62 anos, morreu no domingo (19), de complicações respiratórias causadas pelo novo coronavírus. Ela também tinha diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que ajudaram a agravar a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ilda foi atendida no serviço de saúde apresentando síndrome gripal com início dos sintomas no dia 10 de julho. No dia 15 de julho, o resultado do exame foi positivo para o novo coronavírus.

De acordo com o site BNC Notícias, durante todo o período a paciente recebeu atendimento domiciliar e estava sendo orientada pela equipe de saúde. Por volta das 16h desse domingo, ela entrou em contato com uma enfermeira e afirmou que estava com falta de ar.

A ambulância foi requisitada imediatamente, que a transportou até a unidade de saúde – PAM (Pronto Atendimento Médico), onde recebeu atendimento médico imediato.

Diante do quadro de saúde agravado da evolução da doença, foi solicitada “vaga zero” para Campo Grande . Enquanto Ilda aguardava a vaga, acabou não resistindo e morreu.

Dona Ilda, como era conhecida, deixou cinco filhos, 13 netos e um casal de bisnetos. Ela era natural de Camapuã (MS) e morava há mais de 14 anos em Paraíso das Águas.

Veja a nota oficial divulgada pela prefeitura do município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Paraíso das Águas, 20 de Julho de 2020.

“A Administração Municipal de Paraíso das Águas, através do Comitê de Combate ao COVID-19 e Secretaria Municipal de Saúde, comunica com profundo pesar o falecimento de paciente residente de Paraíso das Águas, do sexo feminino, com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

A paciente tinha 62 anos e era portadora comorbidades: diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e fazia acompanhamento periódico nos serviços de saúde do município.

Conforme apurado pela vigilância epidemiológica, a paciente foi atendida no serviço de saúde apresentando síndrome gripal com início de sintomas no dia 10 de julho.

Coletado material para realização de PT-PCR, com resultado positivo no dia 15 de julho. Seguiu monitorada diariamente pela coordenação da vigilância epidemiológica e atenção básica com sintomas leves.

Neste domingo, dia 19/07, o Paciente com Covid-19 confirmado, faleceu de complicações respiratórias.

A Administração Municipal de Paraíso das Águas presta suas condolências a todos os familiares e amigos enlutados.

Que possamos ser confortados por Deus e confortar uns aos outros neste momento de tristeza e dor.

Comitê COVID-19″

Secretaria Municipal de Saúde

Município de Paraíso das Águas

Jefferson de Souza Corrêa

Secretário Municipal de saúde

Município de Paraíso das Águas-MS

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: